Revisão Geografia Enem 2017

No programa UFPA na Madrugada, acompanhe uma revisão de Geografia voltada à prova do ENEM 2017. Nesta edição, recebemos nos estúdios da Rádio Web, o professor Bruno Heleno.

No primeiro bloco, confira as dicas em relação ao tema “Fluxos Migratórios”, assunto sempre presente nas provas do ENEM e que já foi tema da redação em uma das edições anteriores.

O professor explica que os fluxos migratórios são impulsionados pela busca de uma vida melhor, motivada seja por questões econômicas, políticas ou religiosas. A guerra é um dos principais motivos que levam pessoas a condição de refugiados. A guerra da Síria, por exemplo, que se alastra desde 2010, é o grande foco de fluxo migratório do mundo.

Bruno Heleno exemplifica o tema discutindo também a realidade da América Latina, onde a situação de crise político-econômica da Venezuela provoca a emigração de muitos habitantes, que tem o Brasil como um de seus destinos. O professor comenta os conflitos que ocorrem nesses casos, já que a xenofobia ou preconceito a pessoas estrangeiras vem ganhando força em alguns países de alto fluxo migratório.

Ao longo do programa, o professor Bruno Heleno comenta ainda outros temas importantes para a prova, como a realidade do meio rural no Brasil, enfatizando os diferentes modelos de produção presentes no campo, além de tratar do tempo geológico no planeta Terra e outras dicas para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias no ENEM.

Compatilhe !

Id:2634