Revolução Francesa

No programa UFPA na Madrugada desta semana, você aprenderá sobre a Revolução Francesa, que teve início em 1789 e terminou em 1799. Sobre esse assunto, a jornalista Elissandra Batista conversou com o professor de história, Alessandro Costa.

A Revolução Francesa foi um período de agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e no continente europeu. Esta revolução foi dividida em quatro períodos: Período da Assembleia Constituinte, Período da Assembleia Legislativa, Período da Convenção Nacional e o Período do Diretório.

Ao longo do programa, o professor fala desses quatro períodos e dos motivos que levaram ao movimento revolução francesa: “A revolução começou a ser gestada no período de Luiz XV, com a guerra dos 7 anos. A França que havia investido nessa guerra dos 7 anos que colocou França e Inglaterra frente a frente, aonde a França acabou perdendo a guerra. Então a França se viu de uma forma atolada em dividas e vivia em um mar de miséria”, explicou o professor.

Programa de número: 751