Usinas e Meio Ambiente

Nesta edição do programa UFPA na Madrugada aprenda um pouco mais sobre usinas e meio ambiente, um assunto muito abordado nas provas de vestibular na área de ciências da natureza. Recebemos como convidado no estúdio o professor de biologia Matheus Cosme.

Entenda melhor como funcionam os diversos tipos de usinas, como hidrelétrica, nuclear, solar, eólica e termelétrica. Matheus Cosme também explica sobre a diferença entre os termos energia limpa, energia renovável e energia sustentável. O convidado esclarece também que a energia suja provém de materiais orgânicos ou inorgânicos finitos que causam impacto na natureza ao serem utilizados.

“A usina hidrelétrica é utilizada em todo Brasil e grande parte da energia elétrica que é produzida aqui no Pará é repartida para o restante do país”, comenta o professor chamando a atenção para grande quantidade de rios que possuímos aqui na região amazônica e a utilização desse potencial para geração de energia. Matheus Cosme fala que a implantação de hidrelétricas causa impactos sociais nas comunidades em torno da construção e modificam a fauna e a flora ao entorno.

Falando sobre crise hídrica, Matheus reforçou a importância de buscar novas fontes de energia para prevenir problemas como os ocorridos em São Paulo entre 2014 e 2016. E chama a atenção ainda para o investimento que tem sido feito em usinas eólicas e placas solares, que possuem fonte abundante no país.

“As usinas nucleares fazem mal tanto para o meio ambiente como para a população”, afirma o biólogo, que usa como exemplo os acidentes nucleares que ocorreram em Fukushima em 2011 e Chernobyl em 1986 causando efeitos de longa duração no meio ambiente e doenças como o câncer provocadas pela radiação.

Com todas essas questões ambientais sendo levantadas atualmente, é indispensável que o aluno que está se preparando para o vestibular estude sobre Usinas e Meio Ambiente. Por isso, se conecte com a gente!

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção: Karen Alcântara
Gravação e montagem: Genard Silva
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
Foto: Divulgação / Agência Brasil

O UFPA na Madrugada vai ao ar todo sábado às 00h.
Horários alternativos: Sábado às 15h, domingo às 21h e segunda às 19h.

Compatilhe !

Id:4976

  • José Serrão

    Usinas e Meio Ambiente muito bom o programa, mas não ficou claro a diferença entre energias limpa, renovável e sustentável.
    Seria importante explicitar a relação custo benefício entre as usinas termoelétricas , solar e eólicas. Quais os pontos positivos e negativos?