Estudantes da UFPA celebram o Dia Internacional da África

Valorizar a importância da história e cultura africana é um dos objetivos do Dia Internacional da África, celebrado em 25 de maio. A data é referência ao dia em que 32 chefes de estado africanos se reuniram na Etiópia em 1963. O encontro tinha a missão de libertar o continente africano do colonialismo e do apartheid. Como resultado do evento, foi criada a Organização de Unidade Africana.

56 anos depois, o continente africano é celebrado em diversos lugares do mundo. Belém do Pará está incluída na lista. A parceria entre a Associação de Estudantes Estrangeiros da UFPA e a Casa Brasil África garante uma programação especial alusiva a data. E quem melhor que os próprios africanos para falar de seu continente? Só na UFPA são aproximadamente 70 universitários africanos. Um deles é o estudante de medicina Expedit Lodeou, conselheiro da Associação. O aluno nasceu na República do Benim e está no Brasil desde 2015.

Ele afirma que é fundamental desmitificar a visão que as pessoas têm da África. “A gente queria falar da África pelos africanos porque as informações que a mídia vem passando nem sempre são verdadeiras. Por exemplo, dizem que África é um país, mas não é verdade, a África tem mais de 54 países, cheios de diversidade cultural. Para tentar trazer esse lado que a maioria das pessoas não conhece, a gente vem apresentando algumas atividades”.

Para conhecer esse outro lado da África, a programação acontece em dois dias. No dia 24, o evento é gratuito e abre com as oficinas de turbante e de tranças. Depois tem a palestra “Repensando os desafios da África e a emergência do gênero feminino em perspectiva africana no século XXI”. Uma mesa redonda vai discutir o tema “Gênero e África: outros olhares, outras perspectivas”.

A oficina de danças africanas encerra a programação que acontece na sala da associação de estudantes estrangeiros. Expédit dá uma dica para quem vai aprender os ritmos africanos. “Eu não vou falar agora os temas da dança, eu deixo as pessoas que vão participar descobrirem porque vai ser uma surpresa. Eu sugiro somente ir de calças e roupas leves para poder se mover porque não vai dar pra ficar parado”.

A festa “Uma noite de Wakanda” será a última atração do Dia Internacional da África. O evento será no Baron Club no Bairro de Nazaré, a partir das 22h do dia 25 de maio. Os ingressos são vendidos na sede da Associação, no bloco D do campus básico na UFPA. Ingressos antecipados custam 15 reais. No dia da festa o valor será de 20 reais. Para mais informações, entrar em contato pelos telefones 98201-4851 e 98084-8025.

Reportagem: Erlane Santos

Compatilhe !

Id:6082