Arqueologia

Esta edição do UFPA Pesquisa fala sobre Arqueologia. No programa, conheça quais foram os pontos marcantes para o desenvolvimento da Arqueologia, os conceitos mais usados e quais são as principais etapas do desenvolvimento de uma pesquisa arqueológica.

Conheça, ainda, os projetos de pesquisa e trabalhos desenvolvidos pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia da UFPa (PPGA), em parceria com o Museu Paraense Emílio Goedi. Em destaque, a demanda e desafios para formação do arqueólogos.

O PPGA foi criado na Universidade em 2010 e tem a Arqueologia como uma de suas áreas de atuação. Alem de promover a formação de recursos humanos qualificados para área  na Amazônia transnacional. Os projetos privilegiam as peculiaridades sociais e culturais da região e a necessidade de preservação do patrimônio arqueológico das diferentes populações amazônidas.

Sobre esse assunto, o jornalista Fabrício Queiroz conversou com Maura Imazio da Silveira, doutora em Arqueologia, professora do Programa de Pós Graduação em Antropologia da UFPA e pesquisadora do Cento de Ciências Humanas do Museu Paraense Emílio Goeldi. E com, Denise Schaan, Ph.D. em Antropologia Social e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA. Atualmente a professora Denise desenvolve projetos de pesquisa nas regiões oriental do estado do Acre, na Transamazônica e no Baixo Amazonas.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Viviane Oliveira
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Foto: Carlos Mora

O UFPA Pesquisa vai ao ar às quintas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Sexta-feira,às 15h, e Domingo, às 10h.

Compatilhe !

Id:3625

  • José Serrão

    Muito boa a entrevista mostrando as origens do povo brasileiro das civilizações pré-história.