Crianças e Infâncias

O que é infância? De acordo com estudos e pesquisas baseadas na Sociologia da Infância não existe um conceito, mas sim infâncias. Cada criança vive de forma particular e de acordo com o contexto social, político, cultural e econômico no qual está inserida. Para descobrir um pouco sobre esse universo, esta edição do UFPA Pesquisa trata do tema Crianças e Infâncias.

Para a professora da UFPA Celi Bahia, não dá para caracterizar como um conceito, a infância é diversa, por isso a clareza, não há uma infância, são diversas infâncias, infâncias no plural”. Ou seja, os condicionamentos sociais, políticos e culturais afetam a compreensão sobre o que é infância e sobre a materialização desse momento da vida.

Porém, segundo a professora Ivanilde Apoluceno, no aspecto biológico existe uma fase considerada como infância, que é um momento de desenvolvimento e de construção de características que lhes são próprias, mas esse processo não é único e ocorre de várias maneiras. Ela menciona que no campo teórico, o trabalho do filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) foi pioneiro ao evidenciar a importância de um olhar particular para a infância.

No programa, as doutoras em educação Celi Bahia e Ivanilde Apoluceno contextualizam os estudos sobre crianças e infâncias no meio acadêmico, trazem informações sobre os objetivos, trajetória e atuação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (IPÊ) e do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP). As professoras também trazem esclarecimentos sobre a proposta e a programa do 6º Seminário de Grupos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI).

O 6º GRUPECI ocorre de 27 a 30 de novembro na Universidade Federal do Pará. Para mais informações acesse o site e acompanhe esta edição do UFPA Pesquisa.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Roberta Pureza
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Pesquisa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos de exibição: sexta-feira, às 15h / domingo: às 10h.

Compatilhe !

Id:4970