Inovacom, inovação e convergência na comunicação

Inovacom, inovação e convergência na comunicação, é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM-UFPA). Sobre os objetivos, conquistas e desafios do projeto, o UFPA Pesquisa conversou com a coordenadora Elaide Martins, professora do PPGCOM e da Faculdade de Comunicação (Facom-UFPA). E, ainda, com os graduandos e bolsistas do Inovacom: Helando Fragoso, estudante de jornalismo, e Lucas Rocha, aluno de publicidade.

Ao longo desta edição do UFPA Pesquisa, a professora Elaide explica que o grupo Inovacom surgiu através de projetos de pesquisa que foram desenvolvidos com o objetivo de compreender a transmídia e a convergência no jornalismo. Assim, o programa ajuda a compreender o que é uma narrativa transmídia e de que forma essas transformações perpassam as relações e a produção midiática, principalmente, aqui na Amazônia.

“No início do projeto foi feito um mapeamento dos grandes conglomerados midiáticos na Amazônia e a partir daí nos debruçamos a pesquisa-los e procurar compreender como que a convergência se manifesta nos produtos desses conglomerados. A Amazônia tem suas características próprias, e manifestações da transmídia diferenciadas, aponta a professora Elaide Martins.

Os bolsistas também destacam as suas relações com o projeto, diante de seus respectivos cursos e como perceberam que o assunto estudado pelo Inovacom estava presente no dia a dia. “Quanto mais eu ia estudando transmídia, mais eu ia entendo como, na nossa realidade, temos manifestações transmidiáticas. Eu não me sentia representado antes, como futuro profissional, mas depois que entendi, comecei a perceber como isso faz parte da minha vida”, relata Helando Fragoso, que é estudante de jornalismo.

Lucas Rocha, que estuda publicidade, conta que, apesar de parecer simples, a pesquisa requer muita atenção no seu processo. “A transmídia pode parecer fácil, mas confunde muito com os outros termos como multimídia e hipermídia, então ela perpassa muito durante esses aspectos. Em todo tempo estamos aprendendo, inovando e mudando, e ver isso através da publicidade é algo que me deixa muito curioso”. O estudante também fala sobre o potencial amazônico que ele enxerga nas narrativas e como isso vai contra um conteúdo transmidiático hegemônico nacional.

Para conhecer mais sobre narrativas transmídias e entender a importância do trabalho do grupo de pesquisa Inovacom, não perca esta edição do UFPA Pesquisa.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Jamille Leão
Gravação e montagem: João Nilo, Karla Guimarães e Felipe Rocha
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Pesquisa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos de exibição: sexta-feira, às 15h / domingo: às 10h

Compatilhe !

Id:7412