Outubro rosa e prevenção do câncer de mama

O mês de outubro é conhecido por ser o mês de prevenção do câncer de mama e para conversar com a gente sobre essa campanha, o UFPA Pesquisa recebe a professora, médica mastologista, mestra em Doenças Tropicais e doutoranda em Genética e Biologia Molecular Francianne Silva Rocha.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para orientar a população e disseminar uma cultura de prevenção do câncer de mama, são realizadas mobilizações nesse período conhecido como Outubro Rosa que facilitam o acesso à mamografia e contribuem para um diagnóstico precoce da doença.

Segundo Francianne Rocha, a pandemia do Covid-19 trouxe uma nova realidade que impactam o diagnóstico do câncer, com diminuição de cerca de 75% no número de mamografias realizadas devido às restrições de deslocamento. Diante disso, organizações como a Sociedade Brasileira de Mastologia promovem campanhas como a “Quanto antes melhor” que visa chamar a atenção da mulher para o autocuidado e mostrar a importância da saúde preventiva.

Ao longo do programa, a professora também esclarece sobre dúvidas sobre o autoexame e alguns sinais de alerta que devem chamar a atenção da mulher para procurar um médico ginecologista que solicita o encaminhamento a um profissional especializado. Francianne Rocha trata ainda da importância dos hábitos saudáveis para a prevenção ao câncer de mama e outras doenças que podem ser evitadas com práticas de atividades físicas e alimentação equilibrada.

Além disso, a professora apresenta o projeto de pesquisa que desenvolve no doutorado em Genética e Biologia Molecular na UFPA, com um estudo sobre a influência de fatores de crescimento do tipo EGSR e IGSR no desenvolvimento dos nódulos. A pesquisa tem o objetivo de propor terapias e tratamentos mais eficazes para conter a evolução de tumores que sofrem essa influência.

Para conhecer mais sobre o papel do Outubro Rosa e das campanhas de prevenção ao câncer de mama não perca esta edição do UFPA Pesquisa.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Áurea Garcia
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Pesquisa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos de exibição: sexta-feira, às 15h / domingo: às 10h

Compatilhe !

Id:7654