Antropoética e educação ambiental sustentável

Nesta edição do programa o professor Joel Cardoso conversa com a professora Cláudia Gomes que desenvolve sua tese de doutorado intitulada:‘‘Antropoética, educação ambiental e sustentabilidade’’. Professora da Universidade Federal do Pará no campus de Belém, Cláudia Gomes atualmente ministra aulas nos cursos de teatro e dança.

Sua pesquisa é um estudo comparativo entre a sustentabilidade, com o conceito de antropoética em um grupo que engloba professores, pais e crianças no Brasil e Portugal. Com o auxílio teórico de Jacques Derrida, a pesquisadora busca entender as questões de sustentabilidade e ética ambiental. Assim como também fixar alguns indicadores sobre a relação dos seres humanos e o meio ambiente.

A pesquisa também busca entender os impactos causados pelo consumo sobre a biocapacidade planetária. Mesmo ainda em andamento, a pesquisa já aponta alguns resultados como o consumo de alguns países. Exemplo disso é o povo americano, cujo consumo equivale a 5,5 planetas. Já o país africano de Gana, consome ao equivalente de 0,003 planetas.

Na entrevista, a professora também conta sobre a sua experiência na área da educação e suas novas experiências no campo das artes.

Id:1288