Aspectos epidemiológicos dos vírus causadores de hepatite

A hepatite é uma infecção que pode ser ocasionada por infecções virais que ocorrem no figado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as complicações de hepatites virais estão envolvidas em cerca de 1 milhão e 750 mil mortes ocorridas no planeta.  Entre os diferentes tipos da doença, as que mais chamam a atenção da saúde pública são as do tipo B e C, provocadas pelos vírus HBV e HCV. Nesta edição do Universidade Multicampi falamos sobre os aspectos epidemiológicos dos vírus causadores de hepatite na entrevista com o professor Aldemir Branco.

O professor Aldemir Branco atua na Faculdade de Ciências Biológicas, no Instituto de Estudos Costeiros do campus de Bragança, e desenvolve investigações sobre essas infecções entre usuários de drogas ilícitas nos estados do Pará e Amapá, na região Norte do Brasil.

No programa, o professor esclarece os dados da pesquisa até o momento e relata suas experiências com projetos de ensino, pesquisa e extensão abordando assuntos como a genética de microrganismos, as hepatites virais e as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Além disso, Aldemir Branco trata do trabalho com ensino em disciplinas de microbiologia, educação e saúde e parasitologia humana.

Para saber mais sobre a realidade dos aspectos epidemiológicos dos vírus causadores de hepatite na região Norte e o desenvolvimento de estudos na área de epidemiologia não perca esta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação e produção: Joel Cardoso
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.

Compatilhe !

Id:4984