Eleições 2020 – Saneamento, urbanismo e mobilidade

Neste UFPA Entrevista, a Rádio Web UFPA traz uma edição especial sobre as Eleições 2020, dando destaque as ações de saneamento, urbanismo e mobilidade dos municípios. Para falar sobre o tema, o programa conversa, via telefone, com o professor Raul Ventura Neto, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

No programa, o professor explica o papel de um plano municipal de saneamento básico, que é baseado no plano diretor e serve como instrumento de orientação para as políticas públicas da área. “De nada adianta ter um plano diretor atualizado, se a gente não tem uma política, ou plano municipal de saneamento também realizado, ou seja, também elaborado. Porque no plano municipal de saneamento é que você vai estabelecer metas, você vai estabelecer que tecnologias vai usar para solucionar os problemas de saneamento, você vai estabelecer o modelo de governança sobre esse saneamento”, esclarece.

Raul Ventura Neto declara que a gestão de saneamento básico também deveria estar articulada com a política pública municipal na área da saúde. Outro ponto da entrevista é a regulação do aterro sanitário de Marituba, visto, um dos desafios da nova gestão municipal é trazer a questão dos resíduos sólidos de uma forma mais integrada, pensando num modelo de governança que dê conta da situação a longo prazo.

Além disso, o pesquisador trata de outros aspectos importantes na realidade urbana, como o enfrentamento do problema do déficit habitacional e as alternativas para o transporte e a mobilidade nas cidades. Raul Ventura Neto comenta a associação recorrente que o senso comum faz entre política urbana e os serviços de pavimentação e asfalto. Para ele, há um viés político nessa relação, já que esses serviços geralmente apontam para uma valorização de determinada área ao mesmo tempo que pode se converter em conquista de votos para alguns candidatos. O pesquisador defende que é necessário observar as tecnologias adotadas, pois eventualmente os trabalhos realizados podem piorar algumas situações ambientais, já que há uma maior impermeabilização do solo o que pode ocasionar mais alagamentos.

Para saber mais sobre o papel da gestão municipal no âmbito do saneamento, urbanismo e mobilidade, acompanhe esta edição especial do UFPA Entrevista, que será exibida, excepcionalmente, nos horários do Universidade Multicampi.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Áurea Garcia
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
Foto: Elivaldo Pamplona

O UFPA Entrevista especial Eleições 2020 sobre Saneamento, Urbanismo e Mobilidade vai ao ar, excepcionalmente, nesta terça-feira, às 10h e 21h; na quinta-feira, às 15h; e no sábado, às 19h.

Compatilhe !

Id:7796