Filosofia da diferença e educação

O Universidade Multicampi traz como tema a “Filosofia da Diferença e Educação: Conexões Deleuziana”.

O bate-papo é com a professora Maria dos Remédios de Brito, que é graduada em Pedagogia e Filosofia, com mestrado e doutorado em Filosofia da Educação. Coordenando diversos projetos, a pesquisadora comenta com o apresentador, professor Joel Cardoso, sobre a função da Filosofia enquanto prática pedagógica interligada com as produções filosóficas, trazendo reflexões para a área da Pedagogia.

O projeto “Filosofia da Diferença e Educação: Conexões Deleuziana” está sendo desenvolvido há cerca de dois anos e tem como resultados uma série de dissertações e teses que foram orientadas pela professora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. No primeiro momento a pesquisadora fala de como a questão da Filosofia da diferença se opõe a ideia de uma filosofia essencialista, que busca uma unidade, uma filosofia metafisica.

A inspiração para o trabalho é a produção do filosofo francês Gilles Deleuze que crítica o chamado pensamento dogmático e afirma ser a filosofia a produtora de conceitos. Os estudos orientados pela professora Maria dos Remédios de Brito têm o objetivo de realizar uma reflexão que promova um deslocamento conceitual desse pensador para questões relacionadas a educação e a possiblidade de criação e experimentalismo dos alunos.

Compatilhe !

Id:1518