Pesquisa Insetos Aquáticos no Pará

Insetos Aquáticos no Pará é o tema desta edição do Universidade Multicampi que destaca o trabalho de pesquisa do Prof. Dr. Fábio Quinteiro, do campus da UFPA, no município de Bragança, nordeste paraense.

É um estudo entomológico, uma especialidade da área da biologia que se dedica especificamente aos insetos e a relação deles com o ser humano e o ambiente. Mais estritamente, o professor Quinteiro relata no programa, o trabalho que ele desenvolve sobre os insetos aquáticos no Pará, destacando os da ordem Trichoptera, que abrangem os insetos que vivem em meio aquoso durante a fase larval e na fase adulta se tornam alados, ou seja, podem voar.

O professor Fábio Quinteiro conta ainda um pouco da sua trajetória acadêmica, desde quando iniciou a graduação na Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto onde se tornou bacharel em Ciências Biológicas, com mestrado em Zoologia pelo Programa de Pós-Graduação em Diversidade Animal pela Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Entomologia, novamente pela USP, com período sanduíche na Universidade de Minnesota. Hoje ele atua como professor no Instituto de Estudos Costeiros de Bragança.

Durante o Universidade Multicampi, o Fábio Quinteiro também destaca alguns aspectos que envolvem a área da entomologia, como a taxonomia, a sistemática filogenética e a biogeografia, todas direcionadas ao estudo dos insetos. Ele explica também a importância de conhecer a diversidade de espécies presentes no país, relatando como muitos desses seres vivos podem ser benéficos ao homem, como é o caso dos tricópteros que atuam como bioindicadores da qualidade da água.

Várias outras curiosidades sobre o mundo dos Insetos Aquáticos no Pará são abordadas ao longo do programa, incluindo ainda as dificuldades e os desafios relacionados ao estudos de reconhecimento de espécies. “Essas diferenças específicas realmente existem. Por isso existe também todo um trabalho para conseguir entendê-las, essa eu acho que é minha missão no Pará”, afirma o pesquisador.

Para saber mais da pesquisa sobre Insetos Aquáticos no Pará, não perca essa edição do Universidade Multicampi.

Apresentação, produção e gravação: Joel Cardoso
Montagem: João Nilo Ferreira
Texto: Ana Rosa Batista
Arte: Marcello Athayde
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h

Compatilhe !

Id:7390