Interculturalidade e Educação

Nesta edição do programa Universidade Multicampi o tema é Interculturalidade e Educação, com a convidada Débora Alfaia, professora do campus da UFPA em Castanhal, nordeste do Pará.

Coordenadora do projeto intitulado “Interculturalidade e Educação Superior na Amazônia”, a pesquisadora define a interculturalidade com um conceito que tenta dar conta dos encontros culturais que ocorrem devido ao fenômeno de globalização e mundialização. Nesse contexto, aumentam as trocas e os contatos entre os seres humanos em diferentes cenários.

Seu estudo elegeu observar essas relações nos cursos de graduação e pós-graduação da UFPA, local com grande efervescência de culturas. Na Universidade, ela atua com projetos de pesquisa e extensão, além de coordenar o Grupo de Estudo e Pesquisa em interculturalidade e Educação (GEPIntE).

Experiente na área da educação, gestão, avaliação e planejamento, Débora Alfaia compartilha seu conhecimento e relatos de sua atuação no ensino superior e no campus de Castanhal.

Nesta edição do Universidade Multicampi, a professora também colocou em pauta as vivências interculturais, as políticas de inclusão de convivência, a construção de diálogo com outras culturas, assim como a aprendizagem cultural.

Texto: Graziela Ferreira
Apresentação e produção: Joel Cardoso
Montagem: João Nilo
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz.

O Universidade Multicampi vai ao ar todas as terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos de exibição: quinta-feira, às 15h / Sábado, às 19h.

Compatilhe !

Id:3088