A Literatura de Mário de Andrade

A literatura de Mário de Andrade é tema do Universidade Multicampi dessa semana em uma conversa com o professor doutor Benilton Lobato Cruz, do campus Abaetetuba, no baixo Tocantins, que desenvolveu uma pesquisa sobre o escritor Mário de Andrade chamada “Espólios para uma poética”.

Um dos temas tratados na entrevista ao professor Joel Cardoso é a tese, em que explica a dinâmica dos textos de Mário de Andrade que possuíam características do expressionismo, assim como o trânsito de linguagens que também marca a personalidade do escritor, sempre em movimento, modificava suas obras renovando sua escrita.

O professor Benilton também aborda as confluências das linguagens artísticas das obras mais conhecidas de Mário de Andrade: “Macunaíma” e “Amar, verbo intransitivo”. Segundo sua análise, o autor utiliza o nacionalismo e expressões regionais para compor suas narrativas.

O pesquisador também comenta sobre seu mais recente trabalho “Espólios para uma poética” que aborda o experimento modernista e legitimação do português como uma língua de prestígio do século XVI.

Programa de número: 584