Literatura e Historiografia em Guimarães Rosa e Eric Hobsbawm

A literatura é a festa do saber, já dizia o escritor Roland Bathes. Partindo dessa perspectiva, o Universidade Multicampi recebe o professor doutor Everton Luís Teixeira, do campus de Bragança da Universidade Federal do Pará. Ele fala sobre o projeto de pesquisa Repercussões Ocidentais entre Literatura e a Historiografia: Guimarães Rosa e Eric Hobsbawm.

O estudo realiza um comparativo entre as obras de Guimarães Rosa, destacando “Grande Sertão: Verdedas” e “Ave, palavra”, e a historiografia de Eric Hobsbawm nos escritos “Era dos Extremos” e “Bandidos”. O ponto de união entre mundos tão distantes se encontra no fato da preocupação que os autores carregam em suas obras sobre o homem comum em detrimento aos fatos históricos e aos espaços geográficos demarcados.

Na conversa com o apresentador Joel Cardoso, Everton Teixeira, que é especialista em literatura brasileira, portuguesa e africana, destaca a importância da literatura na construção do saber do sujeito, a capacidade de mostrar as dimensões humanas e a relevância da fruição do texto literário.

No programa, o professor ressalta ainda a relevância e contribuições de Guimarães Rosa e Eric Hobsbawm para a literatura, a historiografia e para o pensamento ocidental. Para saber mais, não perca edição do Universidade Multicampi

Apresentação: Joel Cardoso
Produção e roteiro: Graziela Ferreira
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.

Compatilhe !

Id:4092