Monitoramento da Contaminação do Solo em Postos de Combustíveis

Esta edição do Universidade Multicampi recebe Pedro Chira Oliva, engenheiro geológico formado pela Universidad Nacional de Ingeniería, no Peru, e professor está lotado no campus de Bragança no Instituto de Estudos Costeiros da Universidade Federal do Pará (IECOS).

O pesquisador desenvolve um projeto chamado “Monitoramento da atenuação natural de plumas de contaminação devido a produtos de hidrocarbonetos de postos de combustíveis” e tem como objetivo observar o subsolo da região de Bragança, no nordeste paraense, e identificar a existência de contaminação ocasionada por tanques de combustíveis. O monitoramento pode diminuir os impactos ambientais como a degradação do solo e a contaminação do lençol freático.

No bate-papo com o apresentador Joel Cardoso, Pedro Oliva fala ainda sobre as vivências docentes e administrativas no campus, publicações acadêmicas, e a importância do conhecimento geológico para o curso de Engenharia de Pesca.

Apresentação, produção e roteiro: Joel Cardoso
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira e Genard Silva
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.

Compatilhe !

Id:4931

  • José Serrão

    O SINDICOMBUSTIVEIS tem um guia prático orientando seus associados a instalar poços de monitoramento no entorno do posto de combustível. O poço de monitoramento pode fornecer inúmeras informações tais como NA-NO, a espessura da pluma, a mobilidade da pluma e a profundidade da franja capilar.