logo radio web ufpa

Durante o mês de fevereiro, a Rádio Web da UFPA preparou uma programação especial em homenagem aos 40 anos da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFPA. A programação especial entrou no ar desde o dia primeiro deste mês.

Os programas especiais contam com a participação de professores, especialistas e profissionais no ramo da comunicação na região Norte e que também já passaram pela Facom no decorrer destes 40 anos, para falar sobre as lutas, as conquistas e a trajetória dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

 

UFPA Entrevista

A programação especial iniciou com o UFPA Entrevista. O primeiro programa teve como convidado o renomado jornalista Lúcio Flávio Pinto, que já foi professor na Faculdade de Comunicação na UFPA nos anos 80. Lúcio Flávio é um dos jornalistas mais influentes na região Norte e, na atualidade, tem seu trabalho divulgado através da mídia alternativa “Jornal Pessoal”.

Na sequência, o programa UFPA Entrevista exibirá entrevistas realizada com outros personagens importantes na história do curso. De 8 a 11 de fevereiro, confira a participação do ex-professor Milton Camargo, que lecionou a disciplina de redação publicitária durante 15 anos. Ele comenta sobre suas memórias como docente e sobre sua carreira como escritor. Além dele, durante o mês também haverá entrevistas com Manuel Dutra, Luiz Cezar Santos (LZ), Rosaly Brito, Regina Alves e Luciana Miranda. Outro entrevistado é jornalista Kleyton Silva, que irá falar sobre a época em que passou pela Facom, sobre o Centro Acadêmico de Comunicação (CACO) e sobre a atuação do movimento estudantil no curso.

 

UFPA Ensino

A Faculdade de Comunicação tem um trabalho importante dentro e fora da Universidade. Prova disso são os projetos independentes, que nascem dentro da instituição - idealizado principalmente por alunos do curso de comunicação – e ganham vida além dos portões da UFPA.

Na primeira semana, o UFPA Ensino de estreia falou sobre os projetos na plataforma de “Blog”. Conhecemos mais sobre “Os Apocalíticos”, “Belém Mundi” e “Nós Vamos Assim”.

“O blog surgiu da ideia de que Belém é uma mistura de origens, cores, religiões, culinárias e pessoas. Somos estudantes de comunicação que querem mostrar para o mundo e para os próprios Belenenses, não apenas o ponto de vista do Ver-o-Peso, do açaí e do tacacá (que todos já viram), mas mostrar a nossa amada cidade como uma terra global” é como se autodescrevem os autores do blog Belém Mundi, que ainda está na ativa desde o ano de 2014.

O blog dos Apocalípticos nasceu em 2012 e durou cerca de 2 anos, noticiando eventos importantes ao redor da cidade de Belém e também falava sobre entretenimento e os mais variados temas da atualidade.

Se vestir bem sem gastar muito é um dos lemas do blog “Nós Vamos Assim”, que fala da moda a partir da perspectiva de estudantes de comunicação, tratando o tema principalmente como uma forma de identidade para diferentes pessoas e grupos.

Mas, além dos Blogs, outras plataformas também conquistaram o público fora da UFPA. É o caso dos produtos audiovisuais, como o “Repórter E” e o “Coletivo Palafita”, da revista eletrônica “Na Cuia” e do site “Reduto Cult” que retratam a cultura paraense sob vários aspectos, e também a “Muvuca na Cumbuca”, que é a semana de Comunicação da UFPA que existe desde 2008 graças a união e empenho dos alunos do curso. A cada edição um novo tema é tratado e a UFPA recebe personalidades do mundo da comunicação em uma intensa programação que propõe a reflexão, o dialogo, a formação e a criatividade.

 

UFPA Comunidade

O jornal impresso “Primeiras Linhas” é um projeto de extensão coordenado pelo professor do curso de jornalismo Manuel Dutra que, segundo ele, “marca (...) o reinício do jornalismo impresso na Faculdade de Comunicação da UFPA, com um produto laboratorial em que estudantes são introduzidos nas práticas que haverão de abraçar na vida real”. A dinâmica do projeto será apresentada a partir do dia 12 de fevereiro.

O “espaço de difusão do conhecimento e de mediação multimidiática do saber na Amazônia”, também conhecido como “Academia Amazônia”, é um projeto que nasceu na década de 90 e completa 25 anos de existência em 2016. O “Academia Amazônia” protagoniza o segundo UFPA Comunidade a ser exibido no especial de 40 anos da Facom a partir do dia 19 de fevereiro.

 

UFPA Pesquisa

O UFPA Pesquisa especial 40 anos da Facom estreia com os professores Otacílio Amaral, Carolina Venturini e Luiz Cezar, para falar sobre “Pesquisas em Publicidade”. A discussão é para expor a relação entre pesquisa acadêmica em publicidade e com o mercado de trabalho, além da criação do Grupo de Pesquisa em Propaganda e Publicidade (Gruppu).

Já o programa com o tema “Nuances da Pesquisa em Comunicação” contamos com os professores João de Jesus Paes loureiro, ex-professor da Facom que fala sobre cultura e imaginário amazônico e a importância da estética na comunicação. Ao lado dele, o professor Roberto Vieira que fala sobre os desafios da produção de conhecimento nas instituições de ensino e pesquisa da Amazônia.

 

Espaço Experimental

Além de um espaço de formação de profissionais, a Facom também estimula a criação e a experimentação dos alunos em diversas atividades. São produtos audiovisuais, blogs, sites, revistas eletrônicas, congressos que conquistam seguidores e expectadores não só da UFPA.

Muitos desses produtos ganharam reconhecimento dentro e fora do estado, sendo a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) uma das principais vitrines para esses trabalhos. A cada edição, novos alunos mostram seus talentos, ganham experiência acadêmica e são também premiados. Para lembrar algumas dessas conquistas, o Espaço Experimental especial Facom 40 anos irá exibir os programas que foram premiados na Expocom, são eles: Sexo Verbal (Vencedor do Expocom 2009), Nos Bastidores (vencedor no Expocom 2011), Rádio Choque e Vemtimbora (Vencedores Expocom 2015).

Além de exibir programas que retratam toda a trajetória da Faculdade de Comunicação, professores, ex-professores, alunos e ex-alunos e profissionais no ramo da comunicação felicitam através de mensagens nos intervalos da programação os 40 anos do ensino de comunicação no Pará.

 

Acompanhe a programação e celebre este momento!

 

Texto: Ricardo Mendes.

Arte: Oficina de Criação.