logo radio web ufpa

Reforma Política no Brasil

A reforma política é o conjunto de propostas de emendas constitucionais e projetos de lei com a finalidade de alterar o sistema eleitoral brasileiro.

Em discussão no Congresso, o projeto apresenta, entre os principais pontos, o sistema de lista fechada para as eleições legislativas, na qual os eleitores não votariam em um candidato para deputado e vereador e sim em uma lista definida pelos partidos.

Outro ponto da reforma política é o aumento de quatro para cinco anos nos mandatos de presidente, governadores e prefeitos, além do fim da reeleição para esses cargos.

No programa UFPA Debate desta semana conheça e entenda os pontos positivos e negativos desses e outros pontos da reforma política no Brasil. Os convidados são os professores da UFPA Alberto Rocha, do Instituto de Ciências Jurídicas, e Edir Veiga, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Políticas.

Ao longo do programa, os convidados discutem as principais propostas da reforma política, como a medida pode influenciar o cenário político nacional e quais os temas prioritários para uma reforma política adequada ao contexto atual.

O UFPA Debate sobre a Reforma Política vai ao ar nos seguintes dias e horários:

  • Segunda-feira (22.05), às 10h e 21h;
  • Quarta-feira (24.05), às 19h;
  • Sábado (27.05), às 10h.