logo radio web ufpa

No programa UFPA na Madrugada dessa semana, você aprenderá sobre Eletricidade, parte da Física que estuda fenômenos associados às cargas elétricas. Sobre esse assunto, a jornalista Elissandra Batista conversou com o professor de física Victor Mardock.

Esse estudo é dividido em três ramos: eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo. A eletrostática trabalha as propriedades de carga em equilíbrio, ou seja, estuda o campo elétrico da carga, a velocidade que a carga vai ter ao entrar em contato com outra e a força de atração entre duas cargas. Um exemplo disso se encontra na impressora, pois dentro do aparelho há um mecanismo que eletriza gotículas de tinta, que são jogadas num campo elétrico. 

 A eletrodinâmica estuda o fluxo de cargas, como a corrente elétrica, que estão relacionadas aos aparelhos elétricos utilizados no dia-a-dia. E o eletromagnetismo estuda as relações entre a eletricidade e o magnetismo, por exemplo, no que ocorre nos imãs, mas há outras aplicações desse conhecimento, como explica o professor Victor Mardock. "O que muita gente não sabe, é que o eletromagnetismo também é responsável por toda energia de grande escala do mundo. É um processo chamado de indução eletromagnética, que é o processo que gera energias em usinas hidrelétricas, usinas termoelétricas e usinas eólica”.  

Para conhecer mais Eletricidade, não perca o programa UFPA na Madrugada que vai ao ar nas seguintes datas e horários:

  • Sábado (20/05) -  00h e 15h;
  • Domingo (21/05) - 21h (reprise);
  • Segunda-feira (22/05) - 19h (reprise).