Cinema na escola: ensino de Biologia e Arte

O tema desta edição do Escurinho do Cinema é o Cinema na escola: ensino de Biologia e Arte. O projeto é organizado pela professora doutora Sandra Bastos, docente da Faculdade de Ciências Biológicas e diretora adjunta do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), do campus UFPA no município de Bragança.

O projeto Cinema na escola: ensino de Biologia e Arte tem como objetivo ensinar Biologia através de obras cinematográficas. Para a professora Sandra Bastos, o uso de recursos audiovisuais é uma forma de facilitar o aprendizado dos alunos. A professora Sandra Bastos entende que “A realidade está aí, a gente precisa ver isso. Através desse instrumento a gente pode tocar nos nossos alunos. É uma linguagem que chega mais facilmente a eles do que eu trabalhar um texto que seja mais acadêmico, não que a gente não trabalhe isso, mas eu acho que com o filme a gente consegue acessá-los mais facilmente”, afirma.

Sandra Bastos destaca ainda o diferencial do seu trabalho que busca não apenas usar o cinema como metodologia de ensino de biologia, mas também valorizar a forma como transforma as pessoas. “Eu procuro fazer com eles também um outro exercício. Não só educar com o cinema, mas verificar também como essas histórias, como essas narrativas que nos são contadas, elas também nos formam, elas nos educam. Então não só educar com o cinema, mas como o cinema também nos educa, então a gente toma o cinema como uma narrativa que também nos ensina como ser homem, como ser mulher, até como ser professor dentro da sala de aula”.

No programa, conheça mais sobre o Cinema na escola: ensino de Biologia e Arte, o processo de união entre docência e cinema, os requisitos para a escolha da temática dos filmes. entre outros.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção: Roberta Pureza
Gravação e montagem: Lauro Feio
Foto: Agência Brasil

O Escurinho do Cinema vai ar todo sábado, às 17hs.
Horários alternativos: domingo, às 20hs; terça-feira, às 17hs; e quinta-feira, às 14hs