Concertos de Música Brasileira e Paraense ao Violão Solo

A Universidade tem um papel fundamental de formação de recursos humanos e de valorização das riquezas naturais e culturais da Amazônia e do Brasil.

No âmbito da música, patrimônio cultural humano, ainda existem muitos trabalhos e músicos desconhecidos do grande público e do circuito do show business.

Com o objetivo de apresentar e difundir a riqueza da música de autores nacionais, regionais e paraenses, o projeto “Concertos de Música Brasileira e Paraense ao Violão Solo”, atividade extensionista, vinculada a Escola de Música da UFPA, leva aos palcos locais e internacionais mostras da nossa riqueza musical.

Dentre as atividades realizadas pelo projeto estão os concertos solo ou com orquestra, realizados em diversos países, com repertórios inspirados em música erudita e música popular brasileira, paraense, cubana e argentina.

O coordenador do projeto, Lucas Imbiriba, explica que o trabalho é um incentivo aos músicos locais, e, também, aos estudantes de música. “Eu acho interessante demonstrar no palco aquilo que se trabalha em sala de aula. Essa oportunidade, acaba sendo um trabalho completo para os músicos e também para os próprios alunos, quando percebem que o professor desenvolve o que eles aprendem na sala de aula também no palco”.