Processo Seletivo 2019 da UFPA: inscrições até 20 de novembro

O prazo para inscrição no Processo Seletivo 2019 da UFPA encerra no próximo dia 20 de novembro. No total são 7.347 vagas em 132 cursos distribuídos em 21 municípios do Estado.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar site do Centro de Processos Seletivos da UFPA, e informar dados pessoais e escolares, incluindo o número da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2018.

Além disso, é preciso sinalizar o perfil ou grupo pelo qual vai disputar uma vaga na Instituição. Os estudantes também não podem esquecer o pedido de isenção da taxa de inscrição, que custa 50 reais, nem o bônus de 10% sobre a nota do Enem, se forem os casos.

Nesta edição do programa UFPA Entrevista, o professor Edmar Costa, pró-reitor de Ensino de Graduação, destaca a importância da continuidade do bônus para os alunos da Região Norte.

“O que acontece é que muitas instituições fazem o bônus regional, mas elas fazem na verdade um bônus que a gente considera um bônus local, um bônus estadual digamos assim. Então algumas instituições dão o bônus de 10%, mas apenas para os candidatos que estudaram no estado, seja em escola particular ou pública. E a UFPA, por entender que é a maior instituição da região Norte, tem essa responsabilidade com a região toda, manteve nesse edital esse percentual que é estendido a todos os estados da região”.

Entre as novidades do PS 2019 está a criação do curso de Conservação e Restauro, que já começa com a graduação e o mestrado. Além disso, o Sistema de Seleção Unificada, SISU, não vai ser usado neste processo da UFPA, como explica Edmar Costa.

“Nós temos tido, ao longo do tempo, uma variação na condição de aproveitamento dessas vagas que a gente joga no sistema. Então só para falar em termos de vagas não aproveitadas, que é uma dificuldade de aproveitar, porque esses alunos se inscrevem muitas vezes, o próprio aluno que se inscreve no nosso PS se inscreve também no SISU, e quando ele passa no PS ele não anula aquela inscrição no SISU e acaba tendo uma dupla aprovação, que é muitas vezes interessante para as estatísticas das escolas e etc., mas não é interessante pra gente porque aquela vaga fica sobrando e depois a gente tem que fazer uma nova chamada, uma repescagem para ocupar aquela vaga.”

O processo seletivo 2019 da UFPA também está com vagas adicionais para pessoas com deficiência, uma forma de contemplar os estudantes PCD’s das escolas particulares. Para se inscrever, não esqueça! O prazo encerra às 17h do dia 20 de novembro. Já os estudantes indígenas e quilombolas podem se inscrever no Processo Seletivo Especial até o dia 29 deste mês, sem pagamento de taxa.

Para saber mais sobre os Processos Seletivos 2019 da UFPA, se liga nesta edição do UFPA Entrevista, com o professor Edmar Costa.

Os editais completos e o processo de inscrição estão no site . E para esclarecer outras dúvidas frequentes na hora de se inscrever acesse aqui.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção: Graziela Ferreira e Helando Fragoso

O UFPA Entrevista vai ao ar todas as segundas-feiras e quartas-feitas, às 15h, e nas terças e quintas às 19h.