Discussão sobre Comunicação e Democracia marca encerramento das comemorações pelos 40 anos da Facom

Texto: Denise Salomão

Encerrando as comemorações dos 40 anos de existência do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará, a coordenação da Faculdade de Comunicação (Facom) promove nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, o painel “Comunicação e Democracia: tensões e tramas contemporâneas”, que visa refletir sobre o papel da comunicação para a manutenção da democracia, em face da conjuntura política brasileira e mundial de crise.

Ao longo do último ano a Faculdade realizou palestras, mesas redondas e discussões que permeiam a esfera da comunicação para promover e celebrar as quatro décadas de existência do curso. “Entendíamos que era importante sinalizar que isso fazia parte de um processo do curso que não começa agora. É uma trajetória de resgate de história, de buscar as memórias, de valorizar esse percurso do curso de comunicação, que tem como marca da sua identidade os processos de resistência ”, destaca a diretora da Facom, professora Dra. Rosane Steinbrenner.

Para a estudante de publicidade Luana Lisboa um dos aspectos interessantes em todas as programações foi a preocupação de oferecer eventos que atenderam as duas habilitações: Jornalismo e Publicidade e Propaganda. “Eu achei que foi um ótimo ano, além que acrescentou bastante pra gente que é de publicidade, teve mesas voltadas para a questão da comunicação e da publicidade e eu achei isso muito legal”.

Já o estudante de publicidade Luis Vilhena ressalta que os eventos promovidos pela Faculdade estavam ligados ao que acontecia de mais importante na sociedade. “Acho que esse ano foi um ano muito agitado, a gente passou por muitas coisas, desde greves, ocupação, e muitos eventos. Foi um ano que a faculdade se movimentou muito, eu gostei muito dos eventos que foram promovidos, em particular, a Caldeirada. E eu estou ansioso para esse encerramento também, que acho que vai ter a mesma qualidade dos anteriores”.

As temáticas contemporâneas serão novamente centrais na discussão que vai reunir a Dra. Kelly Cristina Prudêncio (PPGCOM/UFPR) e o Dr. Bruno Rubiatti (PPGCP/UFPA); e, por videoconferência, o professor Dr. Ricardo Fabrino Mendonça (UFMG) e Dr. Jamil Marques (PPGCP/UFPR).

O painel “Comunicação e Democracia: tensões e tramas contemporâneas” ocorre no dia 16 de fevereiro, a partir das 9h, no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), no campus do Guamá.

Compartilhe !

Id:2761

Pular para o conteúdo