Culturas infantis em comunidades no entorno de manguezais

Culturas infantis em comunidades no entorno de manguezais: discurso de crianças da Amazônia Bragantina entre brincadeiras e brincar. Essa é a pesquisa em destaque nesta edição do programa Universidade Multicampi.

O projeto, que integra as ações do Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Educação (GEPTE), analisa os discursos de crianças matriculadas em escolas da rede pública da Região Metropolitana de Belém e também da Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu (RESEX-Mar), Bragança-Pará, comunidades internas (Bonifácio) e externas (Acarajó, Taperaçu-Campo e Tamatateua).

De acordo com a professora Ana Paula Vieira, que coordena a pesquisa realizada pelo campus da UFPA no município de Bragança, o estudo analisa questões ligadas a ludicidade, a relação interpessoal e o contexto social das crianças. O objetivo é valorizar as características das infâncias, ouvindo às crianças a respeito das culturas infantis desenvolvidas pelas brincadeiras e pelo brincar.

Um dos focos do trabalho é a importância do recreio nas escolas. Mas do que somente a hora do lanche, para a professora Ana Paula, a pausa nas aulas deve ser constituída por muitos aspectos. Mas o processo ainda não recebe a devida atenção por parte da comunidade escolar que não valoriza o recreio como um momento de extrema necessidade na aprendizagem e formação dos alunos.

Para saber mais sobre a pesquisa Culturas infantis em comunidades no entorno de manguezais: discurso de crianças da Amazônia Bragantina entre brincadeiras e brincar não perca esta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção: Joel Cardoso e Graziela Ferreira
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

Foto: http://www.kallynakelly.com.br

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.