Renomado jornalista e um dos mais influentes na região Norte, Lúcio Flávio Pinto já foi professor da Faculdade de Comunicação da UFPA nos anos 1980. No programa, ele fala sobre seu trabalho na grande imprensa paraense e da história do veículo de comunicação alternativa “Jornal Pessoal”.
Milton Camargo foi professor da Facom onde lecionou a disciplina de redação publicitária durante 15 anos. Ele fala sobre suas memórias como docente, sua paixão pela literatura e pelas artes de sua carreira como escritor.
Manuel Dutra fala sobre sua carreira como professor da UFPA e relembra momentos importantes de sua atuação como repórter em diversos veículos da imprensa local e nacional. O jornalista, vencedor de 3 prêmios Esso da região Norte, também comentou os desafios para o exercício do jornalismo diante das novas tecnologias.
Natural de São Paulo, a professora Luciana chegou ao Pará nos anos 1990 interessadas em estudar sobre os conflitos agrários no estado. Como professora, foi responsável pela criação da Rádio Web UFPA e ajudou a resgatar a memória do rádio no estado do Pará.
Durante a entrevista a professora falou de sua carreira como jornalista e docente, e especificamente do início de sua graduação, no final da década de 1970, quando integrou a gestão do Centro Acadêmico de Comunicação (CACO).
O professor da Faculdade de Comunicação da UFPA relembra as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na década de 1980, sua atuação no movimento estudantil, as transformações que levaram ao aumento da demanda pelo curso de publicidade e propaganda, além do seu relacionamento com a universidade e com o mercado local.
Professora da Faculdade de Comunicação da UFPA desde 1983, Regina Alves acompanhou as transformações da imprensa paraense e do curso de jornalismo em diferentes épocas. Na entrevista, ela conta sobre sua carreira com passagem em importantes veículos locais, além dos desafios do trabalho docente.
O jornalista Kleyton Silva relembra sua história no movimento estudantil universitário, tanto no curso de Letras quanto no curso de Jornalismo, abordando principalmente a greve promovida por estudantes e professores no ano de 2013.
Na década de 1980, Regina Lima foi aluna das duas habilitações do curso: Jornalismo e Publicidade e Propaganda, tendo também atuado no movimento estudantil. Como professora, ela acompanhou as mudanças no currículo feitas em 2002 e acompanhou as mudanças e avanços da Facom nesse período.
Com quase 30 anos de trajetória profissional no Pará e em outros estados, Ismael Machado é um dos mais renomados jornalistas em atuação no Brasil, sendo vencedor de prêmios como Vladimir Herzog e Libero Badaró. Durante a entrevista, Ismael Machado falou sobre a sua carreira como escritor e como jornalista e sobre seu novo trabalho como roteirista de documentários, de cinema e de televisão.
Manuel Dutra fala sobre sua carreira como professor da UFPA e relembra momentos importantes de sua atuação como repórter em diversos veículos da imprensa local e nacional. O jornalista, vencedor de 3 prêmios Esso da região Norte, também comentou os desafios para o exercício do jornalismo diante das novas tecnologias.
No programa, conheça mais sobre a trajetória de 3 blogs criados por estudantes do curso: “Nós Vamos Assim”, “Os Apocalípticos” e “Belém Mundi”. Além esclarecer sobre a proposta de cada um, nossas convidadas relatam os desafios de conciliar a produção desses blogs com as atividades acadêmicas.
Para retratar as iniciativas de estudantes no audiovisual, o UFPA Ensino convidou os projetos “Repórter E” e “Coletivo Palafita” para comentar sobre a produção de conteúdo para web e para o cinema e os aprendizados que o curso proporcionou para o desenvolvimento de seus trabalhos.
Neste programa, relembramos a história de uma das mais importantes iniciativas dos estudantes no curso: a organização da Muvuca na Cumbuca – a Semana de Comunicação da UFPA. O programa também destaca projetos na área de jornalismo cultural, com a revista eletrônica “Na Cuia” e o site “Reduto Cult”.
Neste programa especial, as professoras Rosaly Brito e Rosane Steinbrenner falaram da trajetória, das conquistas e dos desafios nesses 40 anos da Faculdade de Comunicação. São abordados temas como a estrutura da faculdade, a qualificação docente, projetos de pesquisa e extensão e os novos currículos para os cursos de jornalismo e publicidade.
O jornal impresso “Primeiras Linhas” é um projeto de extensão coordenado pelo professor do curso de jornalismo Manuel Dutra que, segundo ele, “marca o reinício do jornalismo impresso na Faculdade de Comunicação da UFPA, com um produto laboratorial em que estudantes são introduzidos nas práticas que haverão de abraçar na vida real”.
O “espaço de difusão do conhecimento e de mediação multimidiática do saber na Amazônia”, também conhecido como “Academia Amazônia”, é um projeto que nasceu na década de 1990 e completa 25 anos de existência em 2016. O “Academia Amazônia” protagoniza o segundo UFPA Comunidade a ser exibido no especial de 40 anos da Facom.
A Oficina é um laboratório para os alunos do curso de Publicidade e Propaganda, que tem no projeto a oportunidade de desenvolver habilidades, vivenciar a prática do atendimento às demandas dos clientes e elaborar campanhas e peças gráficas. Conheça mais sobre a história da Oficina de Criação e sua importância para a formação dos alunos da área.
Realizada pela Faculdade de Comunicação em parceria com coletivos culturais, movimentos sociais e entidades comunitárias da periferia de Belém, o Ocupa Belém integra as ações pela comemoração do aniversário do curso, bem como busca promover a inserção social da universidade, utilizando as ferramentas de comunicação cidadã.
A Rádio Web UFPA preparou uma programação especial em homenagem aos 40 anos da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFPA. A programação especial entrou no ar desde 01/02/2016 e está disponível aqui na integra.
Os programas especiais contam com a participação de professores, especialistas e profissionais no ramo da comunicação na região Norte e que também já passaram pela Faculdade de Comunicação no decorrer destes 40 anos, para falar sobre as lutas, as conquistas e a trajetória dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Sinta-se livre para navegar!
O programa entrevistou personagens importantes na história do curso de comunicação social, com atuação nas áreas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Professores, ex-alunos e profissionais falaram de sua trajetória na comunicação e contaram suas memórias com a Facom.
A Faculdade de Comunicação tem um trabalho importante dentro e fora da Universidade. Projetos independentes – idealizados principalmente por alunos do curso de comunicação – nascem dentro da Universidade e ganham vida além dos portões UFPA.
O UFPA Ensino abordou esses projetos que conquistaram público dentro e fora da UFPA. Na plataforma de Blog, conheça mais sobre “Os Apocalíticos”, “Belém Mundi” e “Nós Vamos Assim”. Na plataforma audiovisual, conheça os projetos “Repórter E” e o “Coletivo Palafita”. Na área do jornalismo cultural, conheça a revista “Na Cuia” e o site “Reduto Cult”, e, ainda, a “Muvuca na Cumbuca”, que é a semana de Comunicação da UFPA.
O UFPA Comunidade tratou de projetos de extensão que atuam na área de divulgação científica e produção de conteúdo audiovisual e impresso. Os convidados falam da importância para a comunicação local, servindo para o exercício do jornalismo e estimulando a divulgação das ações de pesquisa, extensão e de ensino realizadas na universidade. Os projetos também são laboratórios de experimentação para diferentes linguagens e um espaço de formação de novos comunicadores.
O UFPA Pesquisa especial 40 anos da Facom UFPA, entrevistou professores importantes que desenvolvem pesquisas em diferentes áreas da Comunicação dentro da Universidade. As discussões abordam os grupos de pesquisas criados e a relação entre pesquisa acadêmica com o mercado de trabalho.
O programa colocou em pauta a importância da discussão sobre comunicação nos contextos social e cidadão.
Em uma edição especial transmitida no dia 26 de fevereiro, o Radiojornal Acontece mostrou a cobertura do Seminário “A Comunicação em Movimento”, evento que abriu as comemorações pelos 40 anos do curso. As reportagens destacam as palestras, discussões e homenagens realizadas.
Alunos, professores e profissionais da comunicação no Pará, além representantes da administração superior, celebram os 40 anos do curso de comunicação social da UFPA.
Alesson Lameira
Ana Carolina
Brenda Rachit
Carlos Maneschy
Cássia Nascimento
Diogo Miranda
Edyr Proença
Élida Cristo Miranda
Guilherme Guerreiro Neto
Guilherme Guerreiro Filho
João Jadson
João Nilo
Lívia Barbosa
Livia Colares
Luciana Miranda
Lúcio Flávio Pinto
Luiz Fernando Machado
Marcos Passos
Nathan Nguangu
Otacílio Amaral
Rosaly Brito
Rosane Steinbrenner
A Universidade é um ambiente que traz aprendizados que vão além dos muros do campus. Para muitos, o processo de formação profissional vem acompanhado de um intenso amadurecimento pessoal, por isso propor lições que façam os alunos pensar de forma crítica, política e humanizadora é também uma das missões desse ambiente...
Rádio Web UFPAEncerrando as comemorações dos 40 anos de existência do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará, a coordenação da Faculdade de Comunicação (Facom) promove nesta quinta-feira, 16 de fevereiro...