Agroecologia nas Escolas é o tema do podcast em destaque nesta edição do Espaço Experimental. O trabalho foi produzido para a disciplina de Extensão, Comunicação e Intervenção Social, do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural da UFPA.
Além das metodologias do projeto Agroecologia nas Escolas, o podcast destaca os desafios do acesso à alimentação saudável, as alternativas para a saída dessa crise e a relevância da agroecologia na sociedade. Em entrevista aos realizadores do produto midiático, o técnico-administrativo Moacir Pereira, do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), detalha a importância da agroecologia no meio social rural e, também, urbano.
Mestre em Ciências Ambientais e coordenador do Agroecologia nas Escolas, o professor Moacir conta ainda que o projeto, criado em 2020, é realizado em uma escola pública localizada no bairro da Marambaia, em Belém. O objetivo é dividir as experiências das práticas agroecológicas na horta escolar e do jardim ecológico implementados no local, seguindo os parâmetros da educação ambiental.
Assim, o projeto de extensão do INEAF atua diretamente na construção de um olhar crítico a respeito da relação sociedade-natureza, além de propor mudanças de hábitos na comunidade. “Não é simplesmente uma horta, não é simplesmente um paisagismo, é mais do que isso. É você pensar porque é importante ter isso em uma escola. E a partir disso, os professores começam a repensar o papel da educação e da comunidade escolar”, afirma Moacir.
Para o professor, a agroecologia é uma ação política, uma ciência e uma prática. Ela se propõe a integrar a área urbana para formar consumidores – uma rede de pessoas que saibam o que é a agroecologia – e que entendam a importância de consumir produtos da agricultura familiar. O professor ressalta que o meio urbano também tem um potencial de produção agrícola, como é o caso das ilhas espalhadas pela região.
Evidenciando como o projeto pode mudar os comportamentos sociais, os alunos que participam do programa agroecológico começaram a pesquisar os cuidados e o cultivo das plantas e a acessar uma alimentação sem agrotóxicos. A comunidade local também participa do projeto levando plantas comestíveis e medicinais como meio de integrar os estudos, promovendo o fortalecimento das relações históricas e de conhecimento.
Além das ações internas, o Agroecologia nas Escolas está aberto a voluntários e conta com reuniões livres ao público, toda sexta-feira, às 9h da manhã.
O podcast sobre o projeto Agroecologia nas Escolas é uma produção da turma de Extensão, Comunicação e Intervenção Social, do INEAF/UFPA, com a participação dos alunos Cássio Ribeiro, Iná Souto, Giovani Moraes, Lucas Piedade e Jéssica Gouvea, coordenado pela professora Monique Medeiros.
Para acompanhar o podcast e ficar por dentro desses trabalhos e projetos de sustentabilidade, cidadania e ecologia, não perca esta edição do Espaço Experimental. O programa vai ao ar terça-feira, às 11h, com reprise quinta-feira, às 20h.
Reportagem: Giovanna Martini