Apresentação

O projeto Rádio Web UFPA é um canal de divulgação das atividades científicas, acadêmicas e culturais desenvolvidas pela Universidade Federal do Pará.  Um dos principais diferenciais de uma rádio web, em relação a uma rádio convencional, é a possibilidade de o ouvinte ter um banco de dados à sua disposição. Por meio de busca por palavras-chave, o interessado pode ouvir e “baixar” programas sobre os mais variados temas (ciência, educação, cultura, música, literatura, história e outros) veiculados e armazenados no acervo da Rádio Web UFPA. Trata-se de um importante instrumento pedagógico e de socialização do conhecimento científico produzido, especialmente, na UFPA.

História

Equipe da Rádio Web UFPA depois da transmissão do listão dos aprovados no vestibular 2017, Centro de Eventos Benedito Nunes, UFPA.

O projeto da Rádio Web UFPA começou a ser idealizado em 2006, nas reuniões do grupo de pesquisa “Estudos em Rádio e Divulgação Científica”, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Luciana Miranda, na época lotada na Faculdade de Comunicação (Facom), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC-UFPA).

Três anos depois, os planos de montar a rádio institucional da Universidade se efetivariam. Aproveitando a ocasião do Fórum Social Mundial (FSM), realizado em 2009 no Pará, a Rádio começou a funcionar no dia 27 de janeiro de 2009, em caráter experimental, com o slogan “Divulgando Conhecimento”, que até hoje caracteriza sua missão e motivação.

Assim, a Rádio Web UFPA exerce um papel fundamental de mídia educadora, com o objetivo de contribuir para a redução do “analfabetismo científico”, divulgando e esclarecendo, sobretudo, as características do método científico e do processo de produção da ciência. Buscando, com isso, fazer com que a sociedade compreenda as vantagens e os riscos do progresso técnico e saiba avaliar positivamente a importância do investimento em ciência e tecnologia.

Na Amazônia, seja em que caráter for, convencional ou web, o veículo radiofônico ainda se constitui em uma importante mídia, considerando as especificidades e particularidades da região. A Rádio Web UFPA nasceu com a finalidade de cumprir esse papel, ou seja, divulgar o conhecimento produzido na academia, estabelecendo uma relação com a sociedade, e, utilizar e se apropriar daquilo que disponibiliza a tecnologia, para bem informar os públicos.

Com esse objetivo, no dia 29 de maio de 2009, a Rádio Web UFPA iniciou as transmissões regulares, estreando com seis programas na grade fixa (UFPA Debate, UFPA Entrevista, Universidade Multicampi, UFPA Ensino, UFPA Pesquisa e UFPA Comunidade). Posteriormente surgiram os demais programas: Radiojornal Acontece, UFPA na Madrugada, Memória Musical, Espaço Experimental, além dos programas especiais, Eureka!, Ciência Legal e o radiodocumentário Grito Ribeirinho.

Assim, buscamos levar a nossos ouvintes o conhecimento produzido na Universidade nas mais diversas áreas, além de divulgar a cultura brasileira e regional por meio de nossa programação musical.

Objetivos

• Socializar o conhecimento produzido, especialmente, na UFPA, dentro e fora do País;
  • Promover o debate democrático e plural de ideias e tornar-se um pólo de formação e estudos sobre rádio;
  • Aliar a versatilidade do web jornalismo ao tradicional modelo radiofônico, em prol do intercâmbio científico, cultural e acadêmico;
  • Proporcionar um banco de programas com informações de caráter pedagógico sobre as atividades desenvolvidas pela UFPA na e sobre a Amazônia;
  • Possibilitar o acesso a informações para pesquisas acadêmicas, científicas ou pessoais, tanto professores e alunos da UFPA, como para os demais webouvintes e a sociedade em geral.

Proposta

Comunicar o conhecimento científico é dever de toda instituição pública de pesquisa. No Brasil, das 58 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) existentes em 2009, pelo menos 15 possuíam emissoras de rádio AM ou FM na versão online. Em todas podem ser encontrados programas ou informações sobre ciência, principalmente, sobre as pesquisas desenvolvidas nas próprias universidades.

O desafio de comunicar a ciência, contudo, está longe de ser alcançado. A demanda social por conteúdos de qualidade e formato mais atrativos têm fomentado núcleos de divulgação científica em todo o Brasil. Na Região Norte, as Universidades Federais do Amazonas e do Pará têm se destacado nesse sentido. Nesse cenário, apresentam-se projetos, grupos de pesquisa e eventos sobre divulgação científica, além da produção experimental em meios impressos, audiovisuais e multimídias.

Especificamente em relação à produção radiofônica sobre a temática, ainda há muita carência, o que exige maiores esforços dos núcleos que se propõem o desafio de comunicar a ciência da e na região amazônica. Dessa forma, ao longo de sua história, a Rádio Web UFPA vem se tornando uma referência em termos de divulgação científica na Amazônia e, também, no Brasil.

Público

Além de webouvintes brasileiros, que representam a grande maioria da audiência, a Rádio Web UFPA também é ouvida e acessada por pessoas dos Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Índia, Alemanha, Itália, França, Espanha, Colômbia, Argentina, além de registros do Japão, da Angola, de Moçambique, dentre outros países. Apresentando conteúdo sobre os mais diversos temas e assuntos de interesse da sociedade em geral, a programação da Webemissora se fortalece, cada vez mais, em busca da diversidade de públicos interessados em educação, ciência, tecnologia, cultura, cidadania e direitos humanos.