Cumbuca da Ciência: episódio 01

“Cumbuca da Ciência: Episódio 01”

Espaço Experimental

Rádio Web UFPA

Cumbuca da Ciência é um projeto experimental desenvolvido pelo Laboratório de Comunicação Pública da Ciência do Museu Paraense Emílio Goeldi (LABCOM/MPEG) em parceria com a Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (FACOM/UFPA).

Nesta primeira edição do mesacast, o Cumbuca da Ciência traz o tema “Desafios para a conservação e o desenvolvimento da Amazônia na era da emergência climática”. Os convidados são o doutor em Ecologia e Biologia Evolutiva, Philip Fearnside, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), e Edna Castro, doutora em Ciências Sociais e professora emérita da Universidade Federal do Pará (UFPA), que debatem questões relacionadas à conservação, desenvolvimento sustentável, restauração da floresta e agenda climática a partir de perspectivas amazônidas.

A apresentação é da jornalista do Museu Goeldi, Joice Santos, e do professor da Faculdade de Comunicação, Guilherme Guerreiro Neto. As contribuições da ciência para se pensar temas como a prevenção e o combate ao desmatamento e à degradação, a valoração dos serviços ambientais e a promoção de estratégias de desenvolvimento, além da importância de fortalecimento e qualificação da comunicação e divulgação científica nesse cenário estão na pauta do mesacast Cumbuca da Ciência.

A Amazônia enfrenta na atualidade os impactos das políticas de desenvolvimento que priorizaram a transformação da paisagem e o esgotamento dos recursos naturais. Os resultados foram a elevação de conflitos socioambientais, o aumento da degradação e a perda dos serviços ecossistêmicos.

Dessa forma, as questões envolvendo a conservação do bioma e os modelos de desenvolvimento para a região estão em maior evidência, sobretudo nesse momento em que a mudança do clima pressiona os governos para a busca de compromissos que possam deter essas alterações. Esse debate estará no cerne da COP30, que ocorre em 2025, em Belém.

Para compreender ainda mais o tema “Desafios para a conservação e o desenvolvimento da Amazônia na era da emergência climática”, não perca esta edição do Espaço Experimental com o mesacast Cumbuca da Ciência.