Adoniran Barbosa

“Adoniram Barbosa”

Memória Musical

Rádio Web UFPA

Adoniran Barbosa, o pai do samba paulista, é o artista homenageado nesta edição do Memória Musical, o programa que relembra a vida e obra de importantes personalidades, bandas e estilos da música nacional e internacional.

Adoniran Barbosa é o nome artístico de João Rubinato. Ele nasceu em agosto de 1912, na cidade de Valinhos, interior de São Paulo. Sétimo filho de um casal de imigrantes italianos, ainda criança, Adoniram Barbosa começou a trabalhar em fábricas para ajudar nas despesas da família.

Ainda muito jovem, Adoniran Barbosa passou a refletir e a criticar as mudanças na sociedade paulista. Assim, as canções do artista destacavam a desigualdade social gerada pelo avanço da urbanização capitalista na época.   

Em 1924, Adoniran Barbosa se mudou com a família para Santo André, na Grande São Paulo. Lá, ele teve vários empregos: tecelão, pintor, encanador, garçom, vendedor. Mas o grande sonho dele era ser artista. No começo, apostou na carreira de ator. Porém, as condição financeira e a voz muito anasalada não permitiram que Adoniram seguisse na dramaturgia.

Então, aos 22 anos, ele foi para a capital paulista, onde trabalhava vendendo tecidos. E decidiu tentar a carreira de cantor e compositor, em programas de rádio. Até que, em 1935, Adoniran Barbosa conquistou o primeiro lugar no concurso de músicas de carnaval da Prefeitura de São Paulo, com a canção “Dona Boa”, interpretada por Raul Torres.

Para saber mais sobre a vida e a obra de Adoniran Barbosa, o pai do samba paulista, não perca o Memória Musical, e relembre grandes sucessos como Saudosa Maloca, Tiro ao Álvaro e Trem das Onze, músicas imortalizadas por Adoniran Barbosa e tantos outros artistas que interpretam suas canções como o grupo Demônios da Garoa e Elis Regina.

Apresentação: Isabella Simplício e Giovanna Martini

Produção e roteiro: Isabella Simplício

Gravação e montagem: João Nilo

Supervisão e edição: Elissandra Batista

      

Compartilhe !

Id:12938

Pular para o conteúdo