Angela Maria

Nesta edição do Memória Musical, relembre a trajetória de Abelim Maria da Cunha, mais conhecida como Angela Maria. Nascida em 13 de maio de 1929, a artista foi uma das grandes intérpretes da música brasileira e é considerada como uma das rainhas do rádio.

Sua trajetória na música iniciou ainda na infância, no coral da igreja Batista. Na adolescência, no final dos cultos, fugia para participar dos programas de calouros que aconteciam nas rádios. O nome artístico, Angela Maria, foi adotado justamente para que a família não descobrisse sua participação nos concursos.

Consagrou-se como uma das grandes intérpretes do gênero samba-canção, além das parcerias musicais que realizou com Roberto Carlos, Gal Costa, Caetano Veloso, Agnaldo Timóteo, Alcione, Cauby Peixoto, Fafá De Belém, Ney Matogrosso, entre outros.

Dona de uma voz inconfundível, Angela Maria impressionou até o presidente Getúlio Vargas, que a apelidou de sapoti, pois considerava sua voz doce como a fruta. Por isso, em 1994, a escola de samba Rosas de Ouro a homenageou com o enredo “Sapoti”.

A cantora morreu em setembro de 2018, vítima de infecção generalizada e parada cardíaca., porém permanece vivo seu legado musical com sucessos como “Baba-lo”, “Não tenho você”, “Sou feliz”, “Fósforo queimado”, “Vida de bailarina”, “Orgulho”, “Ave maria no morro” e “Lábios de mel”.

Para acompanhar um pouco da vida e obra da cantora Angela Maria, não perca esta edição do Memória Musical.

Apresentação e produção: Roberta Pureza e Helando Fragoso
Gravação e montagem: Lauro Feio
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O Memória Musical vai ao ar às sextas-feiras, às 17h e 23h.
Horários alternativos: sábado, domingo e terça-feira, às 13h e 22h.

Compartilhe !

Id:5278

Pular para o conteúdo