Elza Soares, a cantora brasileira do milênio

Elza Soares, a Cantora Brasileira do Milênio, é a personalidade em destaque nesta edição do Memória Musical.

A carioca Elza Gomes da Conceição, a inesquecível Elza Soares, nasceu no dia 23 de junho de 1930, na favela Moça Bonita, atual Vila Vintém, no Rio de Janeiro. Elza já gostava de música desde a infância. Cantava com o pai, que tocava violão nas horas vagas, e também sozinha, ao carregar latões de água para ajudar a mãe, que era lavadeira. A infância e a juventude de Elza Soares foram duras, marcadas pela pobreza, por agressões e pelo preconceito. Aos 12 anos foi forçada pelo pai a se casar com um homem que tentou abusá-la.

A primeira aparição pública da menina foi aos 13 anos de idade, em um programa de calouros, na tentativa de conseguir dinheiro para cuidar do filho doente. Um momento que predestinou o brilho de uma carreira que ainda estava longe de começar. O reconhecimento veio apenas na década de 1970, quando Elza Soares começou a se dedicar exclusivamente ao trabalho musical. Com o lançamento da faixa “Se Acaso Você Chegasse” e com uma intensa participação nas rádios brasileiras da época, o nome de Elza Soares se popularizou nacionalmente.

Os anos seguintes foram marcados por altos e baixos, e pela conquista do cenário musical internacional. O sucesso na Europa e nos Estados Unidos nesse período serviu de refúgio para a artista, então casada com o famoso jogador de futebol Mané Garrincha. A união gerou repercussões negativas e até mesmo violentas por parte dos fãs do atleta, já que Elza foi acusada de intervir na vida pessoal de um ídolo.

Já nos anos 2000, com a virada do século, a BBC de Londres premiou a carioca com o título de Melhor Cantora Brasileira do Milênio. Com uma extensa trajetória de mais de 70 anos, inúmeras dificuldades e superações, Elza viveu os últimos anos de glória, consagrada como a grande artista que sempre foi. O legado dela reverbera a força humana e feminina, espelho de uma artista que foi incansável na luta pela igualdade e pela justiça. Um grito que ecoa e que não vai se calar.

Nesta edição do Memória Musical, você conhece mais da vida pessoal e artística de Elza Soares, além de recordar sucessos como “O Que Se Cala”, “Dentro de Cada Um”, ”Comportamento Geral” e “A Carne”.

Apresentação: Giovanna Martini e Elissandra Batista
Produção e roteiro: Giovanna Martini
Gravação e montagem: João Nilo
Direção: Elissandra Batista

O Memória Musical especial Elza Soares vai ao ar na sexta-feira, às 21h.
Horários alternativos: Sábado, às 21h, e quarta-feira, às 21h. Para ouvir outras edições do programa acesse https://radio.ufpa.br/index.php/acervo/

Compartilhe !

Id:9918

Pular para o conteúdo