Novos Baianos

Nesta edição do Memória Musical, relembre a trajetória do grupo Novos Baianos, um dos maiores símbolos da Música Popular Brasileira.

A banda se apresentou pela primeira vez no ano de 1968, no show “Desembarque dos Bichos Depois do Dilúvio”, com a formação de Luiz Galvão, Moraes Moreira, Paulinho Boca e Baby Consuelo, hoje Baby do Brasil. O sucesso nacional veio nos anos 1970, com Pepeu Gomes já incluso no grupo

O nome “Novos Baianos” surgiu ainda em 1969, durante o 5º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, no qual o apresentador fez alusão a Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé, que também são cantores baianos.

No início da década de 70, o conjunto lançou o primeiro álbum, denominado “Ferro na Boneca”. Um trabalho imerso no rock e nas influências psicodélicas, além de fortemente crítico à Ditadura Militar vivenciada na época. Mesmo assim, o álbum não foi censurado, graças ao lirismo nas composições de Luiz Galvão, que dificultou a percepção das críticas ao governo.

Em 1972, os Novos Baianos lançaram o segundo álbum: “Acabou Chorare”, eleito em 2007 pela revista Rolling Stone Brasil como o maior disco brasileiro de todos os tempos. O trabalho é uma mistura de vários gêneros musicais brasileiros e internacionais, com a proposta de apresentar um país alegre, diferente da realidade ditatorial. “Acabou Chorare” consolidou o Novos Baianos como um ícone da música brasileira.

Em 1974, após o lançamento do quarto álbum, Moraes Moreira decidiu fazer carreira solo. Depois de mais quatro discos, em 1977, os demais integrantes seguiram o mesmo caminho. Assim, o grupo Novos Baianos chegou ao fim oficialmente em 1979, deixando uma grande marca no cenário musical.

Nesta edição do Memória Musical, você conhece mais da trajetória do Novos Baianos, além de recordar sucessos como “Acabou Chorare”, “De Vera”, ”Jeitinho Dela” e “Preta Pretinha”.

Apresentação: Isabella Simplício e Elissandra Batista

Produção e roteiro: Isabella Simplício

Gravação e montagem: João Nilo

Supervisão e edição: Elissandra Batista

O Memória Musical vai ao ar toda segunda-feira, às 19h, com reprise às quintas-feiras e aos domingos, às 19h.

Compartilhe !

Id:10690

Pular para o conteúdo