Atendimento odontológico a pacientes especiais

Atendimento odontológico a pacientes especiais é a pauta em destaque nesta edição do UFPA Comunidade. No programa, Roberta Cartágenes, estudante de jornalismo, conversa com o professor Erick Pedreira, doutor em patologia pela Faculdade de Odontologia da UFPA, e coordenador do projeto de extensão denominado Serviço Integrado de Diagnóstico Oral e Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais (Sidope).

O professor Erick explica que a iniciativa começou há 14 anos, por causa da demanda de pessoas com necessidades especiais que procuravam atendimento na Faculdade de Odontologia da UFPA, que até então não tinha um espaço que as acolhessem de forma diferenciada. Inicialmente, os pacientes eram encaminhados pelo Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. Mas com o crescimento do serviço especializado e humanizado, o Sidope agora atende pessoas de todo o Pará, segundo o coordenador do projeto.

Diante da demanda por profissionais especializados em atendimento odontológico para pessoas com necessidades especiais, o Sidope também realiza cursos de formação e de atualização na área. Já formou 12 especialistas em PNE, e deve formar mais 12 profissionais até julho de 2022. Para o professor Erick, o serviço também é um espaço de ensino aprendizado para os estudantes do curso de odontologia da UFPA.

“É um local em que os alunos desenvolvem trabalhos acadêmicos de pesquisa científica, apresentação de trabalhos em congressos, divulgação de trabalhos em revistas científicas da área, etc. E isso é muito importante. A gente não abre mão da inserção do Sidope como campo de prática para os alunos da graduação”, destaca o pesquisador.

Maria do Socorro Almeida é mãe de um paciente atendido pelo Sidope. “Ele nasceu com muitos problemas na arcada dentária e ajudou bastante esse acompanhamento com ele. Foi até uma forma de eu mesma estar ajudando para melhorar a escovação do dente dele. São profissionais realmente humanitários, tratam com carinho”, relata Maria do Socorro.

O Serviço Integrado de Diagnóstico Oral e Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12 horas e das 14h às 17h. Para marcar uma consulta, basta comparecer ao Sidope, que fica na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará, no campus do bairro do Guamá, em Belém. Os documentos necessários são: carteira do SUS, comprovante de residência e carteira de identidade do paciente. O número de telefone para contato é 3201-8366.

Para mais detalhes sobre o Sidope, não perca esta edição do UFPA Comunidade. O programa vai ao ar toda sexta-feira, às 11h, com reprise segunda-feira, às 20h.

Apresentação, produção e roteiro: Roberta Cartágenes

Gravação e montagem: João Nilo e Denize Ramos

Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

Compartilhe !

Id:10561

Pular para o conteúdo