Ciência na Ilha 2022

“UFPA Comunidade – Ciência na Ilha 2022”

UFPA Comunidade

Rádio Web UFPA

O Ciência na Ilha 2022 está em destaque nesta edição do UFPA Comunidade. Sobre as ações do projeto e também a programação deste ano que recebe inscrições de trabalho até o dia 04 de novembro, a jornalista Elissandra Batista bate um papo com o professor Jesus Brabo, coordenador da iniciativa realizada desde 2006, pelo Clube de Ciências da UFPA.

Depois de dois anos em formato totalmente virtual, por causa da pandemia de Covid 19, a programação 2022 volta as origens com as atividades presenciais, que serão realizadas nos dias 01 e 02 de dezembro, na Escola Estadual Marta da Conceição e na Unidade Pedagógica Faveira, localizadas na Ilha de Cotijuba, onde o projeto chegará pela sétima vez.

Com oficinas e exposições de iniciação e divulgação científica, há 18 anos, o Ciência na Ilha contribui com o processo de desmistificação do saber científico, estimulando a troca de experiências entre cientistas e não cientistas, e, especialmente, entre os moradores das ilhas de Belém e os moradores da área continental do município.

Além disso, o professor Jesus Brabo destaca que muitos pesquisadores vão às comunidades ribeirinhas para coletar dados, mas, na maioria das vezes, seja por condições estruturais ou pela inexistência de mais iniciativas como o Ciência na Ilha, nem sempre os resultados das pesquisas retornam para as populações ribeiras.  E, assim, as possíveis soluções para os problemas identificados nos estudos acabam ficando restritas ao mundo acadêmico e não chegam aonde efetivamente deveriam chegar.

“Muitas vezes, os ribeirinhos não ficam sabendo o que foi feito com os dados coletados, se há alguma solução interessante para essas comunidades, se há necessidade de se fazer uma campanha de intervenção, por exemplo, na área ambiental. Ou ainda, como trabalhar o potencial turístico de forma adequada nesses locais”. O professor Jesus Brabo relembra, ainda, que essa importante questão partiu como demanda dos próprios ribeirinhos da Ilha do Combu, onde o Ciência na Ilha foi realizado pela primeira vez, com o objetivo de incentivar o intercâmbio de saberes.

Nesse sentido, a programação do Ciência na Ilha abarca os mais diversos temas das mais diversas áreas do conhecimento, incluindo português, literatura, questões de gênero e sexualidade, inclusão, matemática, física, química, biologia, astronomia, etc. Porém, as pesquisas e projetos voltados para a realidade ambiental, econômica, social e cultural dos moradores das ilhas de Belém são prioridades na seleção do conteúdo apresentado na programação, levando-se em conta, também, a praticidade das oficinas e exposições, além da estrutura do espaço onde o evento será realizado.

Este ano, o Ciência na Ilha integra as ações da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (SNCT/Pará) e recebe inscrições de trabalhos até o dia 04 de novembro, no site do evento, onde se encontra o formulário de inscrição, além de todas as orientações para os interessados em trocar  conhecimento nas escolas das ilhas belenenses.

Para conhecer mais sobre a história, os processos e dinâmicas do projeto, além de todos os detalhes da programação do Ciência na Ilha 2022, não perca esta edição do UFPA Comunidade.

Apresentação: Elissandra Batista

Produção e roteiro: Giovanna Martini e Lívia Leoni

Gravação e montagem: João Nilo e Denize Ramos

Supervisão e edição: Elissandra Batista

Imagens: fotografias de Ana Clara Batista Rabelo tiradas no Ciência na Ilha 2019, em Cotijuba.

O programa vai ao ar toda sexta-feira, às 11h, com reprise às segundas-feiras, às 20h.

Compartilhe !

Id:11584

Pular para o conteúdo