A dança é uma das expressões artísticas mais antigas da história da humanidade.
Nas sociedades pré-históricas, era utilizada em comemorações ou rituais próprios de cada grupo, ainda sem a conotação de arte.
Hoje, com os diversos processos de criação estética, a dança também representa conhecimento do próprio corpo com as mais variadas formas de dançar.
E de acordo com os especialistas, a dança é um instrumento educativo transformador ainda pouco explorado, principalmente, nas escolas.
Para tentar mudar essa realidade surgiu o “Educadança”. O projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança da UFPA incentiva a prática em escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Belém.
“A gente não ensina uma dança específica. A gente tenta trabalhar essa dança que move o corpo, através de alguns conteúdos que a gente entende como sendo macros, ou seja, conteúdos que são necessários para qualquer estilo de dança para que cada corpo desenvolva a sua maneira peculiar de dançar”, explica a professora Luiza Monteiro e Souza, coordenadora da projeto.
Já a bolsista do Educadança, Lúcia Letícia, destaca que a troca de experiência com os alunos do ensino médio é o ponto chave na execução do trabalho e também na vida profissional dos futuros licenciados em dança. “Nós fomentamos o
nosso conhecimento em dança e socializamos com os alunos a partir do que eles trazem para a gente. Nós não levamos conhecimento absoluto. Nós trocamos com eles”.
Para conhecer mais o projeto Educadança, não perca esta edição do UFPA Comunidade, que ainda tem a participação da bolsista Larissa Chaves.
Apresentação: Elissandra Batista
Produção: Giullia Moreira
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira