Antropologia Forense

A antropologia forense é o tema desta edição do UFPA Entrevista e para falar sobre este assunto recebemos em nosso estúdio o professor Malthus Galvão. Ele é perito médico legista do Instituto de Medicina Legal do Distrito Federal e atua como professor da Universidade de Brasília e na Academia de Polícia Civil do Distrito Federal.

“É a aplicação dos conhecimentos da antropologia física com a finalidade forense basicamente para a elucidação de crimes”, esclarece Malthus sobre o termo antropologia forense. O professor também esclarece que geralmente utiliza-se os conhecimentos dessa área para identificação e para estabelecer a causa e as circunstâncias envolvidas na morte de um indivíduo.

Além disso os pesquisadores da antropologia forense também podem trabalhar na identificação por meio de fotos, vídeos ou até mesmo de aspectos físicos de suspeitos de crimes em laboratório. “Sempre que nós vamos utilizar características anatômicas do ser humano para elucidação de crimes nós estamos falando de antropologia forense”, afirma o professor.

Durante a entrevista, Malthus Galvão destaca a grande contribuição de outros campos do conhecimento, como a biologia e química, para o desenvolvimento dessa área, fala sobre a carência de pesquisadores e instituições que se dedicam à antropologia forense e ainda indica os caminhos para os interessados em conhecer mais sobre o tema.

Para saber sobre a antropologia forense não deixe de conferir esta edição do UFPA Entrevista.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Karen Alcântara
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Entrevista vai ao ar todas as segundas-feiras e quartas-feiras, às 15h, e nas terças e quintas às 19h.

Compartilhe !

Id:5316

Pular para o conteúdo