Exposição conta a história do Auto do Círio, em Belém.

“Auto do Círio do Povo Da Gente” é o título da mostra realizada por alunos da turma de 2014 do curso de Museologia da UFPA.  A exposição, que abre nesta sexta-feira,11.08.2017, é o assunto desta edição do UFPA Entrevista com as estudantes Nicolle Bittencourt e Sônia Nascimento.

No bate-papo, com a jornalista Elissandra Batista, as convidadas contam que o objetivo do trabalho é mostrar um pouco da história e também do processo de criação e produção do “Auto do Círio”, um cortejo que, há 23 anos, integra as homenagens à Nossa Senhora de Nazaré, durante o período do Círio, em Belém.
Iniciativa da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), o espetáculo ajuda ainda na revitalização cultural do centro histórico da cidade, inserindo a prática do teatro de rua toda sexta-feira antes da grande procissão, que é realizada sempre no segundo domingo do mês de outubro.
A exposição sobre o cortejo tem caráter curricular e faz parte da avaliação e formação dos estudantes de Museologia, que conquistaram o V Prêmio Proex de Arte & Cultura, da Pró-reitoria de Extensão da UFPA.
Autora do projeto vencedor “Exposição Curricular Auto do Círio”, Nicolle Bittencourt diz que a premiação foi fundamental para a execução da mostra que também é fruto de um grande trabalho coletivo e de interação com alunos e professores de vários outros cursos da UFPA.

E para quem não conhece a história do Auto do Círio, Sonia Nascimento afirma que a iniciativa pretende revelar a importância e grandiosidade do espetáculo que envolve artistas dos mais diversos segmentos culturais da capital paraense, e emociona o público que lota as ruas da Cidade Velha, atrás do cortejo de arte e fé.

Serviço:
Exposição Curricular Auto do Círio do Povo da Gente
Data: 11 de agosto a 06 de setembro de 2017
Local: Laboratório de Montagem Expográfica, no prédio anexo a Faculdade de Artes Visuais
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Mais informações sobre a exposição nas redes sociais:  Facebook, Twitter, Instagram: @autodagente e Blog.