No programa UFPA na Madrugada acompanhe a conversa sobre o ciclo da água e do carbono, conteúdo frequente nas provas de vestibular de ciências da natureza. Recebemos em nosso estúdio como convidado o professor de biologia Matheus Cosme.
Um dos temas abordados foi crise hídrica. “É importante destacar que apesar de o Brasil ser um país banhado por água, a maior parte dela é salgada”, nos conta Matheus que reforça a relevância do tratamento de água no país. Ainda sobre o assunto, ele aponta a poluição da porção de água doce como um agravante do problema. E fala também sobre os conflitos por água no Oriente Médio que se mostra como um assunto indispensável para os estudos de quem está se preparando para o Enem.
Sobre o ciclo da água, o professor fala sobre as suas etapas: evaporação, condensação e precipitação. Basicamente, esse processo acontece quando o sol aquece a água de rios, lagos, mares e oceanos fazendo a água evaporar. Esse vapor de água esfria, se acumula na atmosfera e se condensa em gotículas de água formando nuvens. Quando essas gotículas de água suspensas se tornam muito pesadas, elas se precipitam em forma de chuva. Já em regiões muito frias a água passa rapidamente do estado gasoso para o líquido e depois para o sólido formando neve ou granizo.
Falando um pouco a respeito do carbono, que é a molécula que constitui os seres vivos, o biólogo mostra que ele também está presente em substâncias inorgânicas e que faz parte por exemplo da composição de carvão e petróleo, que são importantes fontes de energia.
A fotossíntese, a respiração dos seres vivos e a queima de combustíveis estão todas relacionadas ao ciclo do carbono. Matheus Cosme lembra ainda que a quantidade de carbono na atmosfera é fixa e que ele é constantemente reaproveitado se movimentando pela natureza.
Se quiser saber mais sobre o ciclo da água e do carbono você não pode perder essa edição o UFPA na Madrugada.
Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção: Karen Alcântara
Gravação e montagem: Genard Silva e Lauro Feio
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz.
O UFPA na Madrugada vai ao ar todo sábado às 00h.
Horários alternativos: Sábado às 15h, domingo às 21h e segunda às 19h.