15 programas para ouvir, refletir e celebrar o Orgulho LGBTQIA+

No dia 28 de junho é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexuais, Assexuais e outras sexualidades e gêneros). A data faz referência à chamada Revolta de Stonewall, ocorrida em Nova Iorque (EUA).

Na época, o Stonewall Inn era um dos principais pontos frequentados pelo público LGBTQIA+, porém, com o preconceito muito forte e até mesmo a criminalização da homossexualidade em alguns estados, o bar e seus frequentadores costumavam ser alvos da policial local. Na noite de 28 de junho de 1969, a repressão provocou uma grande mobilização marcada por atos de resistência e luta contra a discriminação e em defesa da liberdade.

A mobilização ainda hoje inspira indivíduos, grupos e movimentos sociais no mundo todo, que continuam em luta para garantir igualdade e o respeito à vida, à liberdade e ao amor. Na Rádio Web UFPA, muitas questões que perpassam a realidade, os desafios e os direitos dessa população foram abordados em nossa programação.

Selecionamos 15 programas que dão uma mostra da diversidade de temas e projetos de ensino, pesquisa e extensão relacionados ao universo LGBTQIA+ realizados pela Universidade Federal do Pará. Além disso, a lista conta com programas que destacam também a produção cultural protagonizada por artistas LGBTQIA+. Confira a nossa seleção e viva este dia com muito mais orgulho!

1 – UFPA Debate – População transgênero no Brasil: desafios e conquistas
2 – UFPA Debate – Desconstrução do ideal de masculinidade
3 – Universidade Multicampi – Narrativas de pessoas idosas homoafetivas
4 – UFPA Ensino – Gênero e sexualidade na educação