“De Olhos Vendados” envolve diferentes perspectivas do olhar, destacando a gênese do processo fotográfico, a luz. Assim, na oficina, o fotógrafo Miguel Chikaoka trabalha conhecimentos sobre a técnica e a história da fotografia. “De Olhos Vendados” inscreve até o dia 03 de março, na galeria Kamara Ko Galeria, para atividades que ocorrerão entre 09 de março e 13 de maio. O grupo é convidado ao “exercício do pensamento crítico-criativo sobre a essência do que permeia o fazer fotográfico”, diz Chikaoka.
A oficina “De Olhos Vendados” se produz em doze encontros, por meio de vivências pautadas em práticas de construção e uso de dispositivos de visualização, captura e análise de imagens, jogos e exercícios sensoriais, saídas a campo e rodas de conversa. A perspectiva da luz – suas características, propriedades e significado, é abordada em um passeio pela fotografia artesanal – como a pinhole, fotografia digital, conhecimento sobre a câmera fotográfica, fluxos de trabalhos, entre outros temas.
Mais do que resultados, o processo prioriza a poética e o experimental, neste trabalho orientado por Miguel Chikaoka, fotógrafo que reside em Belém desde a década de 80, onde idealizou os projetos de criação da Associação Fotoativa e da Agência Kamara Kó Fotografias. Natural de Registro-SP, seu trabalho dedicado ao estudo e práticas educativas é pautado em abordagens que buscam expandir os sentidos do olhar para além da fotografia.
Como artista, dedica-se à criação de obras que transitam entre imagens, instalações e objetos que tratam de questões filosóficas e políticas que norteiam seu engajamento no campo da educação e, ao longo de mais de 3 décadas, além de uma dezena de individuais, soma participações significativas em exposições no Brasil e no exterior.
Como ministrante de cursos, workshops e palestras soma uma extensa lista de convites para atuar em eventos nacionais e internacionais. Em 2012, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e a Comenda da Ordem do Mérito Cultural – MinC por sua contribuição à cultura brasileira. Em 2014, convidado pelo CdF para desenvolver um projeto no âmbito da Jornada: 10, sobre Fotografia e Educação, desenvolve o projeto “Aguas Enlazadas”, uma produção coletiva articulada com agentes multiplicadores no Brasil e no Uruguai, que resulta numa instalação no espaço Bazar na pré ocupação da nova sede do CdF. Em 2015 foi
agraciado com o Prêmio Marcantonio Vilaça/Minc/Funarte.
Serviço:
Serviço:
Oficina “De Olhos Vendados”, de Iniciação à Fotografia, com Miguel Chikaoka, com inscrições abertas até 03 de março, com atividades entre 09 e março a 13 de maio, às segundas e terças, de 19 as 21h30 + práticas de laboratório saídas, viagens, consultas e orientações presenciais ou on line. Na Kamara Ko Galeria, Travessa Frutuoso Guimarães, 611 (entre General Gurjão e Riachuelo). Bairro Campina. Investimento: R$ 750,00 (incluso: materiais de consumo, laboratório e scanner).
Inscrições pelo formulário https://forms.gle/4AeApQ1jMAAdXcA89 ou diretamente na galeria.
Pré requisito:
Interesse, disponibilidade, câmera fotográfica e computador para prática do fluxo de trabalho (organização e tratamento de imagens digitais)
Texto e foto: Divulgação