Ensino e aprendizagem de línguas e culturas são temas de livro organizado pela UFPA

A obra será lançada nesta segunda-feira, 13 de dezembro, às 14h:30, pelo meet.google.com/fqo-pnpy-tne

“As interfaces possíveis no processo de ensino e aprendizagem de línguas e culturas” é o título de uma das mais recentes publicações do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA. Financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES), a obra apresenta 14 trabalhos escritos por 28 professores de oito universidades do Brasil. Uma das organizadoras da publicação, a professora Márcia Ohuschi destaca a importância do livro para o ensino e a aprendizagem de línguas, no País.

“O livro nasce para fortalecer os diálogos e as interações entre as pesquisas dos professores da linha de Pesquisa em aprendizagem de línguas e culturas, modelos e ações que está inserida na área de concentração de estudos linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras PPGL/UFPA. Os professores da linha desenvolvem trabalhos que expõem diferentes abordagens nas articulações com a leitura, a oralidade, a escrita e a análise linguística no ensino de línguas. Assim o livro apresenta temáticas que contemplam ensino e aprendizagem de línguas sobre diferentes perspectivas”

Oralidade na educação básica: trabalhando com o gênero receita culinária; Textos informativos e a prática de leitura; O texto visual em sala de aula: uma proposta de prática de ensino e escrita a partir do gênero charge são alguns dos artigos contemplados no livro. Entre as instituições parceiras da UFPA na publicação estão o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará, a Universidade Católica de São Paulo, a Universidade Estadual de Maringá, a Universidade Estadual do Mato-Grosso do Sul, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, as Universidades Estaduais do norte e do oeste do Paraná e também a Universidade Federal do Ceará.

A professora Isabel Rodrigues também participa da organização do livro e reforça os objetivos do trabalho coletivo. “Isso fortalece os diálogos dos programas de pós-graduação em Letras e este é um dos grandes objetivos também de nós termos feito uma obra relacionada a uma linha específica para que esses diálogos sejam cada vez mais propositivos e que eles possam ajudar na formação desses pesquisadores que estão nestes programas e que daqui a pouco também muitos deles estão na educação básica, então, nós alargamos, nós ampliamos as discussões”.

O livro “As interfaces possíveis no processo de ensino e aprendizagem de línguas e culturas” é resultado de edital do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP), da CAPES. A obra vai ser lançada no dia 13 de dezembro de 2021, às 14h:30, via internet, no endereço meet.google.com/fqo-pnpy-tne