Na Cuia Produtora Cultural e IFNOPAP apresentam novo projeto e ações para 2020

A Na Cuia Produtora Cultural e o Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense – IFNOPAP, projeto de extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizam no dia 29 de janeiro (quarta-feira) o lançamento do Projeto Maré de Lance, na Casa das Artes, a partir das 17h.

A “Maré de Lance” faz alusão ao rio em sua maré mais alta. Metaforizamos esse fenômeno amazônico para apresentar um projeto que realizará oficinas, rodas de conversa, mesas, entre outras ações relacionadas aos temas que a Na Cuia e o IFNOPAP trabalharam ao longo desses anos de existência. Juntando forças e objetivos, a volumosa água de nossos rios vai levar em sua maré de lance diversas ações para Belém.

Este evento será a primeira ação do Maré de Lance, que contará com a exposição “Às águas que nos trouxeram até aqui: 25 anos IFNOPAP e 5 anos Na Cuia” celebrando as trajetórias de cada iniciativa; lançamento do podcast “Conto Ribeirinho”, que traz narrativas sobre o imaginário amazônico, a partir dos áudios originais do acervo do IFNOPAP; exibição do documentário “IFNOPAP: Uma nascente de histórias”, que reconta a história do início do projeto; apresentação do calendário de ações 2020 e o lançamento nas plataformas de streaming do primeiro álbum do grupo Carimbó Cobra Venenosa, que encerrará o evento com seu show de repertório.

O projeto Maré de Lance representa uma nova fase para o IFNOPAP, que deste ano em diante conta com a coordenação executiva da Na Cuia Produtora Cultural, e a partir de agora ampliará sua atuação para as escolas públicas e comunidades da região metropolitana de Belém.

IFNOPAP – Idealizado pela Prof.ª Dr.ª Socorro Simões, o Projeto Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense (IFNOPAP) completou 25 anos, em 2019. O projeto é um dos mais antigos da Universidade Federal do Pará e representa uma conquista da instituição para a catalogação das narrativas amazônicas que cercam o imaginário dos arquipélagos e dos municípios, registrados por meio do programa Campus Flutuante. São mais de cinco mil narrativas orais coletadas e cerca de 20 livros publicados, que garantem um acervo rico para os pesquisadores de áreas diversas, que pretendem compreender a Amazônia paraense em sua sensibilidade e imagética.

Atualmente o projeto integrado IFNOPAP está sob coordenação da Na Cuia Produtora Cultural, que vem para inovar as formas de contar e propagar essas narrativas. A produtora está como articuladora de projetos futuros dentro e fora da universidade.

Na Cuia – Idealizada por estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (Facom/UFPA), a Na Cuia tem cinco anos de trajetória na área da comunicação e da cultura. Começou como uma revista cultural on line, que realizou 14 edições. Com o intuito de explorar novas possibilidades para além da publicação online, ela deixou de ser apenas uma revista e passou a seguir por novos caminhos, como uma Produtora Cultural.

Hoje, gerida por jornalistas e formandos em jornalismo, publicidade e propaganda e secretariado executivo trilíngue, compartilhamos histórias, conhecimentos, arte e cultura, utilizando-as como contra narrativas aos discursos de ódio ligados principalmente a população negra, a comunidade LGBTI+ e em defesa da Amazônia e suas ancestralidades.

Serviço:
Abertura do Projeto “Maré de Lance”:
Exposição “Às águas que nos trouxeram até aqui: 25 anos IFNOPAP e 5 anos Na Cuia”
Lançamento do podcast “Conto Ribeirinho”
Exibição do documentário “IFNOPAP: Uma nascente de histórias”
Apresentação do calendário de ações 2020
Lançamento CD Carimbó Cobra Venenosa nas plataformas de streaming + Show de repertório do grupo.

Horário: a partir das 17h
Local: Casa das Artes – Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré.
Entrada gratuita

Texto: Na Cuia
Foto: Acervo IFNOPAP

Compartilhe !

Id:7264

Pular para o conteúdo