Naea 50 anos: referência em pesquisas na Amazônia

“Naea 50 anos: referência em pesquisas na Amazônia”

UFPA Pesquisa

Rádio Web UFPA

O Naea – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – está em destaque nesta edição do UFPA Pesquisa. No programa, a jornalista Elissandra Batista recebe o professor Armin Mathis, atual diretor do Naea, que fala um pouco sobre os 50 anos de história e atuação da unidade acadêmica, destacando os desafios e conquistas ao longo de cinco décadas de existência.  

Fundado em 1973, o Naea hoje é uma referência na produção de conhecimento sobre a Pan-Amazônia, se caracterizando como um centro de excelência em estudos sobre as questões regionais nas áreas social e ambiental, buscando sempre o desenvolvimento amazônico em consonância com a pluralidade dos povos e de toda a biodiversidade local, contribuindo, assim, para uma participação civil mais democrática, justa e sustentável.

“Nós temos que pensar também como nos inserir no contexto global, então, nesse sentido, a Amazônia tem uma responsabilidade pensando em toda discussão sobre desenvolvimento, mudança climática. Mas, ao mesmo tempo, nós temos que ter autonomia para implementar o que nós achamos certo para o desenvolvimento regional. E isso significa que nós temos que pensar também como transformar a região em uma região mais justa, com mais potencialidade, mais possibilidade e com projetos que não visem apenas manter a floresta em pé, mais, principalmente, que valorizem a floresta”, enfatiza o professor Armin Mathis.

No UFPA Pesquisa, o diretor do Naea ressalta, também, a programação de aniversário que vem sendo realizada desder o início do ano e vai encerrar com o III Simpósio Interdisciplinaridade, Sustentabilidade e Desenvolvimento: Pesquisa, Ensino e Extensão na Amazônia para um Desenvolvimento Regional com Responsabilidade Global. De 20 a  22 de novembro, na Universidade Federal do Pará, o evento vai fechar o ciclo de comemorações pelos 50 anos da Instituição.

“O tema do simpósio, na verdade, é aquilo que nós queremos sempre fazer que é pensar o desenvolvimento, mas a partir de uma perspectiva de ensino porque um dos nossos grandes diferenciais é que estamos fazendo pesquisa sobre a Amazônia e na Amazônia. E isso significa, também, fazer ensino e projetos de intervenção junto com entidades públicas seja em nível federal, estadual ou municipal.”

Para saber mais sobre o encerramento da programação de aniversário do Naea e, ainda, conhecer um pouco da trajetória e a importância do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, não perca esta edição do UFPA Pesquisa.

Compartilhe !

Id:14406

Pular para o conteúdo