Herpetofauna no município de Breves

Nesta edição, o Universidade Multicampi destaca o projeto Herpetofauna no município de Breves e seus Parasitas Helmintos Associados. O trabalho de pesquisa é da professora doutora Lílian Cristina Macedo, da Faculdade de Ciências Naturais, do campus da UFPA no município de Breves, na Ilha do Marajó.

No Universidade Multicampi, a pesquisadora explica que a herpetofauna é o estudo de anfíbios e répteis, já os helmintos são animais de vida livre ou parasitária que geram diversas doenças. E o projeto busca mapear essas espécies encontradas na região de Breves.

“A ideia é fazer um inventario da fauna de répteis e o outro da fauna de anfíbios. Os inventários estão sendo desenvolvidos por dois alunos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além disso, têm outras estudantes trabalhando com os helmintos desses grupos. Então elas vão necropsiar, abrir os organismos e vão verificar qual é a infra-comunidade parasitárias deles”.

O estudo é dedicado aos parasitas encontrados nos répteis e anfíbios da região de Breves, porém a professora também comenta sobre espécies que podem infectar tanto humanos, quanto anfíbios e répteis. “Existe sim uma parcela parecida, não é muito parecida, porque anfíbios e répteis são grupos diferentes, humanos são mamíferos. Então os humanos têm parasitas mais parecidos a de outros mamíferos. Mas alguns estudos mostram que existem parasitas do mesmo gênero, alguns hemoparasitos em humanos e em lagartos”, informa a pesquisadora.

Durante o programa, a professora Lílian Macedo também fala sobre o ensino de biologia no campus Breves. E destaca os desafios para fazer a pesquisa no Marajó, o trabalho dos alunos durante a graduação, entre outros assuntos. Para saber mais sobre o projeto Herpetofauna no município de Breves e seus Parasitas Helmintos Associados, não perca esta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação : Joel Cardoso
Produção: Joel Cardoso e Helando Fragoso
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Imagem: Reprodução Internet

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.