Interiorização e internacionalização do campus Cametá

Nesta edição do programa Universidade Multicampi o tema é Interiorização e internacionalização do Campus Cametá. O convidado é o coordenador do campus, Doriedson Rodrigues.

Localizado na mesorregião Nordeste do Estado do Pará, o campus de Cametá atende além da cidade polo, outros quatro municípios: Baião, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba e Oeiras do Pará. No campus são ofertados os cursos de Agronomia, Ciências Naturais, História, Letras Língua Portuguesa, Letras Língua Inglesa, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação.

Com 30 anos de história, o campus foi um dos originados a partir do processo de interiorização da Universidade. Na conversa com o apresentador Joel Cardoso, o professor Doriedson discute sobre a produção de conhecimento no campus e ressalta ainda a importância da socialização e as estratégias para possibilitar a integração do conhecimento cientifico com as respectivas realidades da região.

De acordo com o professor, a regionalidade e a universalidade estão presentes nas ações de ensino, pesquisa e extensão do campus. “Os campi têm que ter uma identidade muito ímpar, mas que dialogue com outros espaços”, defende.

Por seu papel na educação superior, o campus da UFPA em Cametá tem avançado no ensino de graduação e pós-graduação se tornando uma referência na região. No programa, Doriedson Rodrigues comenta os planos para o incremento dessa atuação.

Um dos planos é a internacionalização com um projeto de intercâmbio elaborado e aprovado pelo Programa de Apoio de Cooperação Internacional (PACI) com a Universidade de Cabo Verde. O objetivo é estabelecer e promover o diálogo de Cametá com outros territórios de produção de conhecimento. Confira o programa e saiba mais sobre as metas e a realidade atual do Campus de Cametá.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção: Joel Cardoso e Graziela Ferreira

Texto Graziela Ferreira

O Universidade Multicampi vai ao ar todas as terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos de exibição: quinta-feira, às 15h / Sábado, às 19h.