Memórias de Idosos

Nesta edição do Universidade Multicampi, falamos sobre o projeto Memórias de Idosos, realizado pela professora doutora Ana Maria Smith Santos, da Faculdade de Serviço Social, do Campus de Breves.

Formada pela UFPA, participante de movimentos estudantis e com experiência em trabalhos voltados para as comunidades menos favorecidas, a professora, ao longo da sua trajetória, se aproximou da realidade e vivência de idosos. A partir dessa aproximação, surgiu o projeto Memórias de Idosos, derivado da sua tese de doutorado, que tem como objetivo discutir os problemas sociais relacionados aos participantes do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O projeto iniciou com a reunião de histórias de 10 mulheres idosas atendidas nos CRAS para discutir a questão de gênero, idade e ausência de políticas públicas em torno de suas vivências. Com o tempo, a professora Ana Smith notou a necessidade de expandi-lo aos homens e segue até hoje abrangendo ambas narrativas.

A docente explica que por meio deste projeto é possível relacionar as experiências abordadas com as disciplinas ministradas. O objetivo seria de “trazer para eles (alunos) a importância dessa aproximação com o público, por que, às vezes, os alunos não acreditam muito no potencial deles, então essa aproximação com o público é fundamental”, relata.

Ao longo da entrevista, Ana Smith comenta sobre os impactos da pandemia no projeto Memórias de Idosos e nos idosos participantes, aborda o processo de confiabilidade com os entrevistados da pesquisa e ressalta a importância da garantia dos direitos sociais dos idosos. Conheça mais também sobre a trajetória acadêmica da docente até a formação do projeto e sua área de atuação na Faculdade de Serviço Social.

Para saber mais sobre este projeto Memórias de Idosos, confira o programa a íntegra deste programa.

Apresentação, produção e roteiro: Joel Cardoso
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O programa vai ao ar na terça-feira, às 10h
Horários alternativos: Quinta-feira, às 21h; e sábado, às 19h

Compartilhe !

Id:9234