Museus e patrimônio em Belém

“Museus e patrimônio em Belém” é o tema do Universidade Multicampi dessa semana.

A conversa é com a professora doutora em Artes da Universidade Federal do Pará, campus de Belém, Rosângela Britto. No bate papo com o professor Joel Cardoso, ela aborda questões como a museologia e os processos de musealização. A prática tem como objetivo salvaguarda das coleções desde a estruturação de um acervo até a expografia e seleção de materiais e documentos.

A professora destaca também as possibilidades que a museologia proporciona, incluindo a amplitude de visibilidade de relação com o mundo. A representação dos objetos, patrimônios culturais, não só em uma relação de tombamentos de instituições e ações do IPHAN, mas também trabalhar como patrimônio afetivo, a memória individual e a memória coletiva.

Outras temáticas abordadas são a cultura no contexto socioeconômico, a arquitetura paraense como acervo cultural e aproximação da academia com o patrimônio cultural.