Poéticas e processos de atuação em artes

Nesta edição do Universidade Multicampi, o apresentador Joel Cardoso conversa com a professora Ana Flávia Mendes.

O assunto principal é o trabalho que ela desenvolve dentro do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes), na linha de pesquisa denominada “Poéticas e processos de atuação em artes.”

Professora do curso de dança da UFPA, a Ana Flávia conta um pouco da trajetória dela nessa área.

No meio acadêmico, o processo começou com o mestrado em artes cênicas, a partir dessa oportunidade a dança – que ela já praticava anteriormente – passou a ser uma área de investigação e pesquisa.

Assim, de acordo com a professora, os trabalhos acadêmicos que ela desenvolve são diretamente relacionados com o “fazer artístico”, abordando o processo de criação e se transformando sempre em espetáculo para o público.

Com três livros publicados e seis prêmios Funarte de Dança Klauss Viana, a pesquisadora também desenvolve o projeto social “Aluno bailarino cidadão”, que leva a dança às escolas públicas para incentivar os alunos a praticarem a arte regularmente.

Para saber mais sobre a importância da dança e das pesquisas em arte, não perca esta edição do Universidade Multicampi.