Cinema de Tradição Gótica no Brasil

Cinema de Tradição Gótica no Brasil é o assunto desta edição do Escurinho do Cinema.

O convidado é o professor Francisco Guaracy Andrade, mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde atualmente é professor, vinculado ao polo de Uruará.

Na dissertação de mestrado, Ele comparou a linguagem cinematográfica à linguagem literária do filme brasileiro Dom dirigido por Moacyr Góes e da obra de Machado de Assis, Dom Casmurro.

De acordo como o professor, o filme de Moacyr Góes tem nuances que podem ser trabalhadas com estudantes do ensino médio por apresentar outras modalidades artísticas com a dança, apresentada pela personagem Ana Clara.

O professor também conversou sobre a produção cinematográfica brasileira de José Mojica Amorim, mais conhecido como Zé do Caixão, que tem inspiração em artistas como Augusto dos Anjos, voltada para expressão ultrarromântica do século XIX.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção: Joel Cardoso e Graziela Ferreira
Gravação e montagem: Éder Monteiro
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz.

O Escurinho do Cinema vai ar todo sábado, às 17hs.
Horários alternativos:
Domingo, às 20hs.